Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Meio Ambiente e Sustentabilidade

Smams divulga programação da 29ª Semana da Primavera

17/09/2019 08:48
Brayan Martins/ PMPA
O sol predomina no decorrer o dia com céu claro sem nuvens em muitas áreas. O vento se mantém calmo ou sopra fraco do quadrante Leste. A temperatura se eleva um pouco mais e a tarde será quente, mas ainda faz frio na madrugada e ao amanhecer. Mínimas entre 12°C e 14°C e máximas ente 27°C e 29°C
Passeio do Linha Turismo para o Morro do Osso está entre os destaques

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) promove, de 18 a 29 de setembro, a 29ª edição da Semana da Primavera. Serão realizadas atividades como plantio de mudas de árvores nativas, passeios guiados em parques e Unidades de Conservação, palestras, oficinas e ações de incentivo à leitura.

Da extensa programação, a coordenadora da Unidade de Educação Ambiental, Cibele Carneiro, destaca a realização, em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SMDE), de edição especial do Linha Turismo para o Parque Natural Morro do Osso. “Na manhã do dia 25, o trajeto da Zona Sul será adaptado, com parada de 1 hora e 30 minutos no Morro do Osso, onde faremos uma trilha pelo parque, com vivências de educação ambiental e contemplação num dos pontos mais incríveis de Porto Alegre.” Conforme a coordenadora, os passageiros que doarem brinquedos para a Campanha "Tudo Vira Brinquedo - Fazendo juntos uma infância mais feliz", da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), participarão do sorteio de uma coleção de livros no final do passeio. 
 

Incentivo à leitura

O incentivo à leitura também estará presente em outros momentos da Semana da Primavera. No dia 23, a escritora gaúcha e especialista em inovação e responsabilidade socioambiental, Aline Néglia, irá conduzir uma atividade com alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Cirandinha, na Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah, do Parque Moinhos de Vento. As crianças ouvirão a história “Turminha de Impacto”, criada pela escritora, e participarão de oficina de “caça ao tesouro”. 

A Smams também irá promover, nos dias 24 e 25, das 10h às 14h, a 8ª Feira de Troca de Livros, na Biblioteca Jornalista Roberto Xavier; e, no dia 28, das 10h às 13h, contação de histórias e oficinas de arte na Biblioteca Infantil do Parcão. Além disso, haverá a inauguração de dois pontos do projeto Livros Livres para estimular a livre circulação de obras. A atividade ocorre na Biblioteca Infantil do Parcão e na Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger.  

Trilhas 

Além da trilha no Morro do Osso, a Smams também promoverá, às 14h do dia 27, uma trilha guiada na Reserva do Lami. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail educacaoambiental@portoalegre.rs.gov.br. Haverá ainda, na manhã do dia 29, trilha com pais e alunos da Escola Amigos do Verde e outros interessados no Parque Farroupilha. No dia 26, às 14h, alunos da Escola Extraclasse irão percorrer o Parque Gabriel Knijnik e participar do projeto piloto Urbanista Mirim, inspirado em ação realizada pela prefeitura de Curitiba. Cerca de 30 crianças, de três a 11 anos, irão trabalhar de forma lúdica com temas vinculados à revisão do Plano Diretor. 

Plantios 

Plantios de mudas de árvores nativas ocorrerão em três datas distintas: nos dias 18, 19 e 21. Os plantios educativos são alusivos ao Dia da Árvore, comemorado no dia 21, e vão ao encontro de diretriz pactuada pela rede Mercocidades em La Paz, na Bolívia, no final de agosto, da qual Porto Alegre faz parte. As ações de plantio nas escolas serão realizadas em conjunto com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

Confira a programação completa da 29ª Semana da Primavera, clicando aqui

 

Aline Czarnobay

Taís Dimer Dihl