Smams fiscaliza propaganda irregular na avenida Assis Brasil

24/06/2019 17:42
Sérgio Louruz/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Média de material recolhido na cidade por agentes de fiscalização ambiental é de 80 unidades por mês

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) realizou, ao longo da última semana,  fiscalização de combate à poluição visual na avenida  Assis Brasil, entre as esquinas da rua Tupi até a avenida do Forte, num trecho de dois quilômetros, na zona Norte. Durante as ações de qualificação da paisagem urbana, os agentes da Unidade de Fiscalização Ambiental (Ufisc) recolheram 51 veículos de divulgação, entre faixas e cavaletes, expostos irregularmente.

A média de unidades apreendidas tem sido de 80 equipamentos por mês, número que demonstra a expressividade do trabalho da última semana, quando foram retirados em apenas sete dias cerca de 64% do material irregular apanhado em 30 dias. “O resultado tem sido muito positivo. A maioria dos comerciantes se compromete a cumprir a legislação. Nossa intenção é realizar essas ações nas principais vias do município”, destaca o chefe da Equipe de Combate à Poluição Visual, Bruno Torres.

A Ufisc removeu 8,3 toneladas de banners, cavaletes, faixas e placas instaladas irregularmente nas ruas da cidade no decorrer de 2018. Até o mês de maio deste ano, o balanço aponta para 3,4 toneladas de material coletado.

Reciclagem - Os cavaletes e placas em bom estado de conservação ficam depositados na Smams por 30 dias após o recolhimento. Caso algum proprietário queira solicitar as peças, têm 15 dias para apresentação de defesa. As faixas e banners foram encaminhados ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) para reciclagem.

Aline Czarnobay

Rui Felten