Smams orienta sobre cuidados com aves noturnas

25/10/2019 18:08
Ari Teixeira/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Orientação é deixá-las ficar onde estiverem em repouso, até que retornem à rotina à noite

Duas aves da espécie bacurau (Caprimulgus longirostris) foram encaminhadas à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), nesta sexta-feira, 25, após serem recolhidas em vias públicas de Porto Alegre. Segundo a coordenadora da equipe de Fauna Silvestre, Soraya Ribeiro, essas aves têm hábitos noturnos, quando saem e capturam insetos em pleno voo para se alimentar.

Durante o dia, descansam em pisos de chão, entre folhagens, ou em parapeitos de janelas, o que leva as pessoas a pensarem que estão doentes ou confundi-las com filhotes de coruja e, erroneamente, removê-las. “Nossa orientação é para que as pessoas, ao se depararem com essas aves, as deixem em seu repouso, pois à noite deverão voltar à rotina”, explica.

Também é recomendado deixar fechados, à noite, espaços em áreas onde essas aves possam refugiar-se. Frequentemente, elas são confundidas com corujas. Medem até 30 centímetros e têm asas longas, que as tornam muito ágeis na busca de alimentos.

Solicitações de atendimento à Equipe de Fauna Silvestre podem ser feitas pelo telefone (51) 3289-7517.

Ari Teixeira

Rui Felten