Smams realiza evento de contação de histórias no Parcão

28/09/2019 18:26

A 29ª edição da Semana da Primavera seguiu na manhã deste sábado, 28, no Parque Moinhos de Vento (Parcão), reunindo dezenas de pessoas - a maioria pais, mães e avós acompanhados de filhos e netos. Eles visitaram o espaço e participaram das atividades propostas, todas voltadas ao incentivo à leitura, promovidas pela equipe de bibliotecas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

Na Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah, as crianças acompanharam as sessões de contação de histórias, que ocorreram entre entre as 10h e 13h, orientadas pelos estagiários Jean Affeldp e Isadora Silveira. “Eu gosto quando falam sobre bichos”, disse o menino João, impressionado com as aventuras do crocodilo que invadiu um livro e fugiu cavando um furo na última página.

Ao mesmo tempo, as crianças eram convidadas a preencher um painel exposto com desenhos de ipês, com figuras de flores, folhas e pássaros que deveriam colorir e colar nos galhos. A menina Brenda, por exemplo, aproveitou todas as atividades e fez questão de colocar o beija-flor que coloriu de azul, “solto no céu para poder voar”, garantiu.

No entorno da biblioteca, também foi realizada a ação Livros Livres, que deixou livros soltos nos bancos do Parcão, com um convite à leitura. As pessoas poderiam levar consigo, emprestar para outros e depois devolvê-los se assim o desejassem.

"As crianças e seus familiares tiveram a oportunidade de conhecer um espaço cultural diferenciado, em meio à natureza, que os incentiva ao interesse pela literatura", explica a bibliotecária Elisabete Lorensi Ferreira, coordenadora do evento, que registrou a participação de 25 crianças e 23 adultos nas atividades propostas.

O acervo da biblioteca do Parcão é constituído por mais de três mil livros de literatura infantil, didáticos, gibis e materiais lúdicos.

Ari Teixeira

Andrea Brasil