Titular da Smams é eleito adjunto de fórum de sustentabilidade

17/04/2019 14:14

O secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Maurício Fernandes, foi eleito coordenador nacional adjunto do Fórum CB27 (27 capitais brasileiras, incluindo o Distrito Federal). O Fórum foi criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável RIO+20, em maio de 2012, e tem como propósito ampliar a disseminação de conceitos e práticas de sustentabilidade entre as cidades.

A eleição ocorreu durante o 16º Encontro Nacional de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), que ocorreu de domingo, 14, a essa terça-feira, 16, na cidade de Florianópolis (SC). Cabe ao coordenador nacional adjunto representar o CB27 em conjunto com o coordenador nacional, auxiliar no planejamento e execução das ações desenvolvidas, além de mobilizar os secretários para participação nos encontros e atividades do grupo.

Sob o tema Energia Sustentável e Inovação nas Capitais, o encontro nacional trouxe para foco a questão climática nos municípios, com o objetivo de identificar conceitos inovadores na produção e distribuição de energia e a forma de incorporar essas melhorias no planejamento urbano. Foram debatidos temas como energia solar, geração a partir de resíduos, eficiência energética nas edificações públicas e privadas, energia sustentável no transporte e novas tecnologias.

O encontro foi organizado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer e a associação mundial de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável (Iclei) América do Sul.

Foram eleitos:

Coordenação Nacional - Águeda Muniz, Fortaleza