Aniversário da cidade terá eventos culturais com foco no trabalho

21/03/2019 08:40
SeloA Semana de Porto Alegre recebe uma série de atividades culturais gratuitas, a partir da quarta-feira, 27, em comemoração aos 100 anos da Organização Internacional do Trabalho. Os eventos culturais fazem parte do projeto Aprendizando POA, realizado por instituições voltadas à inclusão social de adolescentes em vulnerabilidade, que incluem aprendizagem profissional e outras estratégias de profissionalização.

A abertura das atividades será na quarta-feira, às 18h, no teatro do Shopping Bourbon Country (av. Túlio De Rose, Passo D'Areia), com a inauguração da mostra fotográfica Aprendizando POA. Evento conta com a presença da atriz, poetisa e cantora Elisa Lucinda, que apresenta, a partir das 19h, o espetáculo Palavra é Poder

A programação tem o apoio das secretarias da Cultura, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social e Esporte e a Superintendência Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul. A realização é do Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e Organização Internacional do Trabalho.

Projeto Aprendizando POA – Inicialmente, o foco do projeto foi promover formação profissional a jovens em situação de acolhimento institucional. A ideia foi garantir a jovens com mais de 18 anos a possibilidade de trilhar um caminho de independência com segurança e dignidade. No desenvolvimento do projeto, outras atividades foram incluídas, como a oficina de poesia – Versos de Liberdade, ministrada pela Casa Poema, coordenada pela atriz e poeta Elisa Lucinda e pela atriz e diretora Geovana Pires. Integram o projeto diversos parceiros como a Escola Técnica Cristo Redentor, Sociedade Educacional Monteiro Lobato, o instituto Maria Dinorah, Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire,  Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infância e da Adolescência e o Programa de Formação de Agentes Públicos, que posibilitaram um conjunto de cursos formativos, de acompanhamento social e de saúde aos jovens que participam do projeto.

Programação cultural
Exposição Aprendizando Porto Alegre - A mostra conta com 25 fotografias do irlandês Jason Lowe. A abertura oficial será na quarta-feira, 27, às 18h. A mostra permanece no Átrio do Shopping Bourbon Country, com visitação de terça-feira, 26, a sexta-feira, 29, das 10h às 23h.

Jason Lowe - Nascido em Dublin, Irlanda, em 1965. Aos18 anos, iniciou como aprendiz de fotógrafo em Londres e mora no Brasil desde 2014.

Palavra é poder - Logo após a abertura da exposição, às 19h, a atriz, poetisa e cantora Elisa Lucinda apresenta o espetáculo Palavra é Poder. A entrada é gratuita. As senhas podem ser retiradas na bilheteria do teatro a partir do dia 20. Nesta abordagem, a artista faz um mergulho na força da palavra como arte, como fundadora da paz. Ao mesmo tempo, é a expressão mais cotidiana entre os humanos. É a palavra que difere os humanos dos outros animais. Elisa Lucinda faz essa defesa da palavra em todas as suas possibilidades.

Elisa Lucinda - Poeta, atriz, jornalista, professora e cantora. Elisa Lucinda possui 17 livros publicados, dentre os quais a Coleção Amigo Oculto, de livros infanto juvenis, que rendeu, em 2002, o prêmio Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil por A menina transparente. Nas palavras de Nélida Piñon, “Elisa tem a linguagem em chamas.”

Através da instituição Casa Poema, desenvolve, entre outros, o curso de Poesia Falada para Todos. Seu primeiro romance Fernando Pessoa, o Cavaleiro de Nada, uma autobiografia do poeta, foi finalista no Prêmio São Paulo de Literatura 2015. Depois do Vozes Guardadas, seu 17º livro, Elisa Lucinda prepara o lançamento do Livro do Avesso, o pensamento de Edite, editora Malê.

Ser Criança - Exibição e debate do documentário Ser criança – um olhar para a infância e a juventude diante do trabalho no Brasil, na Cinemateca Capitólio Petrobras. A sessão será no sábado, 30, às 14h. As senhas podem ser retiradas na bilheteria da Cinemateca 30 minutos antes da sessão.

26min, direção André Costantin e Nivaldo Pereira
O documentário produzido pela Transe Filmes, em parceria com o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul e com apoio do Canal Futura, apresenta universos diversos de jovens gaúchos atingidos por realidades do trabalho na infância e adolescência. O filme mergulha de forma inédita em um tema latente e profundo do Brasil: mais de 2 milhões de crianças são afetadas por diferentes formas de trabalho no país.

Cleber Saydelles

Andrea Brasil