Assinado termo para realização do Acampamento Farroupilha 2018

15/08/2018 18:09
Eduardo Beleske/ PMPA
EXECUTIVO
Cantor nativista Fernando Espíndola do Grupo Alma Gaudéria fez apresentação durante o ato
O prefeito Nelson Marchezan Júnior assinou nesta quarta-feira, 15, no Salão Nobre do Paço dos Açorianos, o Decreto de Permissão de Uso do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) para realização do Acampamento Farroupilha 2018. O evento ocorre de 7 a 20 de setembro e a expectativa dos organizadores é receber mais de 1 milhão de visitantes.

Marchezan destacou a importância do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) para a sociedade, especialmente, para Porto Alegre e desafiou os organizadores a promover um acampamento ainda melhor. “Estamos fazendo tudo de forma organizada, mas podemos ousar mais. Temos um evento que envolve a cidade, reflete em todo Estado e reúne mais de 1 milhão de pessoas no coração da Capital e ao lado da nova Orla do Guaíba”, disse ele.

O presidente do MTG, Nairo Callegaro, agradeceu o apoio do secretário municipal de Cultura Luciano Alabarse e reafirmou que a entidade é parceira da prefeitura. “O Acampamento Farroupilha está ligado a nossa identidade cultural regional e representa nossa formação como gaúchos sul-riograndenses”, explicou. Callegari adiantou ainda que uma das novidades desta edição será o Fandango Mirim.

A Secretaria Municipal da Cultura foi responsável pela inscrição dos piquetes e a Diretoria de Promoção Turística da Secretaria Municpal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) fará a operação do serviço de informações aos visitantes. No ano passado, 30 mil turistas, de dez diferentes etnias, receberam informações sobre Porto Alegre e participaram de oficinas de gastronomia e costumes gauchescos, realizadas em parceria com piquetes e o MTG. A expectativa para esse ano é de 40 mil turistas nacionais e estrangeiros.

Já está em andamento a montagem da estrutura do acampamento (administração, bares, lojas, rede elétrica e hidráulica) e neste sábado, 18, os 353 galpões começam a ganhar forma. O trabalho deve se estender até o fim do mês.
Eduardo Beleske/ PMPA
EXECUTIVO
Marchezan desafiou organizadores a promover um evento ainda melhor em 2018

Campeirismo
O tema desta edição é o Campeirismo e irá reunir 353 galpões de entidades tradicionalistas que vão desenvolver programações culturais e campeiras no acampamento. A programação oficial terá início no dia 7 de setembro, com a chegada da Chama Crioula, que este ano foi acesa na Cidade de Iraí, norte do Estado, seguindo a sequência histórica de acendimentos, em locais significativos da Revolução Farroupilha.

Também participaram do ato de assinatura o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse; o secretário adjunto de Cultura, Leonardo Maricato; o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Leandro de Lemos; e o secretário municipal de Comunicação, Orestes de Andrade Jr.

Denise Righi