Carnaval no Porto Seco acontece neste fim de semana

16/03/2019 08:35
Brayan Martins / PMPA
Desfile das Escolas de Samba Série Ouro - Local: Complexo Cultural Porto Seco
Seis escolas do Grupo Ouro e nove do Grupo Prata, além de uma tribo carnavalesca, estarão na passarela

O Complexo Cultural do Porto Seco voltou a receber os desfiles de Carnaval desde essa sexta-feira, 15. Desfilam  as agremiações das antigas séries Ouro e Prata. Em 2018, os desfiles foram cancelados. Por isso, neste ano, a estrutura contará apenas com os camarotes. Onde ficariam localizadas as arquibancadas, o público poderá assistir aos desfiles gratuitamente. 

O secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, comemora a concretização do Carnaval no Porto Seco, como uma conquista das forças culturais da cidade. "É através do comprometimento e do trabalho dos agentes culturais, sejam eles públicos ou colaborativos, como é o caso do Carnaval, que se observa e se conquista resultados surpreendentes". Para o secretário adjunto de Cultura, Leonardo Maricato, a prefeitura tem juntado esforços no atendimento das principais demandas dos carnavalescos. A capina e limpeza da área do complexo cultural, por exemplo, foram finalizadas até essa sexta-feira, 15, pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSURB), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Maricato informa ainda que vem sendo realizado um trabalho preventivo na segurança, para coibir o furto de fios. 

Serviços - A Prefeitura Municipal disponibilizou uma série de serviços como forma de auxiliar na realização do evento. A segurança será realizada pela Brigada Militar com a participação da Guarda Municipal de Porto Alegre. A Guarda Municipal intensificou a atuação no Porto Seco e mantém o  patrulhamento até o final do carnaval. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai realizar o controle do trânsito, bloqueios e orientação,além de organizar o transporte do público, por meio do remanejamento de pelo menos seis linhas de ônibus que atendem à região do Porto Seco. A Procempa, empresa de tecnologia da prefeitura, está responsável pela instalação de rede de comunicação para atender a imprensa que vai acompanhar os desfiles. Uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Avançada está sendo montada pela Secretaria Municipal de Saúde

Os desfiles - Seis escolas do Grupo Ouro e nove do Grupo Prata, além de uma tribo carnavalesca, passam pela passarela para um carnaval competitivo. Os desfiles começaram às 22h de sexta-feira, 15, com apresentação da Academia de Samba Puro, escola do Grupo Prata, na condição de convidada. Neste sábado, 16, o início será às 21h, com outra convidada, a tribo Os Comanches. Para a competição, cada entidade do grupo Prata terá 45 minutos de desfile e do Grupo Ouro, 55 minutos. As escolas serão julgadas por três jurados em cada um dos sete quesitos de avaliação: bateria, harmonia, samba-enredo, evolução, tema-enredo, fantasia e mestre Sala & porta-bandeira. A apuração das notas será no domingo, 17. 

Para realização dos desfiles, foram vendidos 134 camarotes com capacidade para 15 pessoas, além de três camarotes com capacidade para 300 pessoas cada um. Há também dois espaços de convivência, com acesso gratuito ao público, que poderá levar cadeiras para assistir às apresentações. O público também conta com áreas de alimentação acessível a todos os pontos da passarela e banheiros. O complexo conta ainda com áreas de estacionamento. 

A organização do desfile é da União das Entidades Carnavalescas do Grupo de Acesso de Porto Alegre. Conforme seu presidente, Érico Leoti, a previsão é de um público de 30 mil pessoas a cada noite. A Secretaria Municipal da Cultura está intermediando a disponibilização de ônibus para o transporte dos integrantes das escolas. 

Ordem dos desfiles

Sexta-feira, 15
22h - Academia de Samba Puro (convidada)
23h - Academia de Samba Praiana
00h - Fidalgos e Aristocratas
1h - Realeza
2h - Bambas da Orgia
3h10 - Iapi
4h20 - Imperatriz Leopoldinense

Sábado, 16
21h - Tribo Os Comanches (convidada)
22h - Copacabana
23h - Unidos da Vila Mapa
00h - Vila Isabel
1h - União da Tinga
2h - Império do Sol
3h - Império da Zona Norte
4h10 - Imperadores do Samba
5h20 - Estado Maior da Restinga

Cleber Saydelles

Andrea Brasil