Carnaval: prefeitura faz chamamento público para blocos de rua

13/01/2019 07:56

A Prefeitura de Porto Alegre realiza chamamento público para o credenciamento de blocos interessados em participar do Carnaval de Rua 2019. As inscrições iniciam-se nesta terça-feira, 15, e encerram-se no dia 25 de janeiro. Somente poderão participar as entidades que preencham as condições estabelecidas no edital publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. Os eventos na Cidade Baixa ocorrerão com blocos que comprovarem origem e tradição no bairro, seguindo determinações do Ministério Público. Veja aqui a íntegra do edital.

A informação dos dados para participação deverá ser feita para o e-mail clic@portoalegre.rs.gov.br. Será a primeira vez que Porto Alegre terá um carnaval de rua organizado a partir de editais, com regras e caderno de encargos, elaborados por diversos setores da prefeitura. A gestão municipal não arcará com nenhum recurso financeiro e terá o mínimo de recurso humano empregado na ação para não onerar o serviço público. Essas medidas têm como objetivo qualificar o carnaval e diminuir o impacto nas regiões onde são realizados os eventos.

A programação do Carnaval de Rua 2019 começa no dia de 16 de fevereiro e segue até o dia 24 de março, sempre entre as 8h e 21h. Serão selecionados até 30 blocos para os circuitos centralizados e os oito eventos do carnaval do circuito comunitário-descentralizado que irão compor o calendário. O calendário e os locais de desfile serão divulgados posteriormente.

Outro edital é para as empresas interessadas em utilizar os espaços públicos durante o Carnaval, que deverão atender as necessidades estabelecidas, como por exemplo oferecer banheiros químicos, disponibilizar sinalização necessária para os bloqueios de trânsito, UTIs móveis para os eventos e apresentar plano de proteção de áreas verdes, parques e monumentos. Veja aqui o edital para as empresas.

Cleber Saydelles e Paulinho Beccon

Gilmar Martins