Cedência da Casa Estrela fortalece identidade cultural da cidade

04/09/2019 14:04
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Associação de Escultores vai transformar o imóvel histórico do bairro Petrópolis em centro cultural

A tradicional Casa Estrela, símbolo do patrimônio histórico de Porto Alegre, foi devolvida à comunidade e será transformada em centro cultural. O prefeito Nelson Marchezan Júnior assinou, nesta quarta-feira, 4, o decreto municipal que autoriza a Associação dos Escultores do Estado do Rio Grande do Sul (Aeergs) a utilizar o espaço situado na rua Camerino, 34, no bairro Petrópolis. O imóvel de 165 m², construído há 60 anos em estilo neocolonial, é referência pela importância da arquitetura e a relação com a história do bairro.

O local será transformado em centro de ações culturais para resgatar o convívio dos moradores e valorizar o patrimônio cultural e artístico da Capital. A estrutura passará por obras de recuperação e terá cursos de escultura, jardim com monumentos, oficinas de educação patrimonial e exposições de arte e história.

Para o prefeito, o patrimônio municipal deve cumprir a função de atendimento dos interesses públicos. “O compromisso da nossa gestão é encontrar outros imóveis que possam ser fruto de parcerias com a sociedade civil organizada para entregarmos serviços aos porto-alegrensesâ€, afirma. “Preservar um patrimônio da cidade é dar a ele uma destinação realmente públicaâ€, acrescenta.

O secretário municipal de Cultura, Luciano Alabarse, lembra que o imóvel sofreu com as ações do tempo devido a impasses de administração, invasões e processos de reintegração de posse. “É um final feliz de uma novela que levou 15 anos para se resolver. Agora, finalmente, esta gestão deu uma destinação para que a população tenha mais acesso à arte e à culturaâ€, ressalta.

Inicialmente, serão realizadas intervenções necessárias para abrir a casa. Os recursos serão obtidos através das leis de incentivo à cultura estadual e federal, e fundos como o Fumproarte, FAC RS e Funarte. “A meta inicial é a recuperação do espaço físico seguindo as exigências da legislação. Depois, estabeleceremos um plano de ações culturais que atenda a todos os interesses da comunidade do Petrópolis e demais bairrosâ€, completa o presidente da associação, Lucas Strey.

Misticismo - O imóvel é conhecido como Casa da Estrela devido à estrela de pedra desenhada na entrada. Por causa dos elementos arquitetônicos peculiares, da arquitetura antiga e vegetação alta, a casa passou a ser associada ao misticismo por moradores da região. Dizem que o antigo proprietário, Mário Fernandes Pantoja, tinha fama de esotérico e raramente era encontrado pelos vizinhos.

Gonçalo Valduga

Rui Felten