Cinema Uruguaio e Projeto Raros em cartaz na Cinemateca

09/05/2019 08:39

A Cinemateca Capitólio Petrobras estreia, nesta quinta-feira, 9, o documentário brasileiro A Parte do Mundo que me Pertence, de Marcos Pimentel. A sessão dupla com o curta Atlânticos, de Mati Diop, e o longa Em Trânsito, de Christian Petzold, seguem em exibição até o dia 15 de maio. O valor do ingresso é R$ 16, com meia entrada para estudantes e idosos. 

A Parte do Mundo que me Pertence - Brasil, 2017, 84 minutos, DCP
Direção: Marcos Pimentel
Distribuição: Olhar Filmes
Documentário sobre sonhos e desejos de pessoas comuns, sobre os combustíveis que nos movem diariamente: felicidade, reconhecimento, estabilidade financeira, casamento, saúde, diversão, alguns quilos a menos, gozo, superação ou até mesmo uma simples e humilde pipa. Anônimos em busca de seus pequenos desejos cotidianos. Uma obra sobre esferas privadas mínimas que revela que parte da grandeza do ser humano reside nas sutilezas de seus pequenos gestos. Um olhar íntimo e comprometido com o que somos, de sol a sol, por trás das paredes e telhados de uma cidade.​

Projeto Raros
Dos mesmos criadores de Mystics in Bali, exibido durante a madrugada do Raros 200 de 2018. Nesta sexta-feira, 10, às 20h, o Projeto Raros apresenta A Caçadora de Almas(1989, 82 minutos), dirigido pelo indonésio H. Tjut Djalil, um dos principais nomes do cinema exploitation do sudeste asiático. A entrada é franca. 

Na trama do filme, mais conhecido pelo título internacional (Lady Terminator), o espírito da ninfomaníaca e castradora Rainha dos Mares do Sul toma o corpo de uma jovem estudante de antropologia. Agora ela quer se vingar da bisneta do homem que a traiu. 

O filme de H. Tjut Djalil é uma espécie de refilmagem repleta de misticismo e erotismo de O Exterminador do Futuro, de James Cameron. A sessão será comentada pelos críticos Carlos Thomaz Albornoz e Bianca Zasso. 

Projeto Raros - A Caçadora de Almas - (Pembalasan ratu pantai selatan) 
Indonésia, 1989, 82 minutos 
Direção: H. Tjut Djalil 
Exibição digital com legendas em português

Filme Uruguaio é a atração da Sessão da Accirs
A programação do segundo ciclo da Sessão Accirs - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul,  tem sequência na terça-feira, 14, às 20h, com a exibição do filme uruguaio A Vida Útil, de Federico Veiroj. O valor do ingresso é R$ 10, com meia-entrada para estudantes e idosos. 

A Vida Útil - Empregado da cinemateca em Montevidéo, Jorge (Jorge Jellinek, célebre crítico de cinema uruguaio) cuida da programação da casa, assim como da projeção e das contas. Aficionado por cinema, o funcionário se desespera quando descobre que a instituição vai fechar por causa das dificuldades financeiras. 

Realizado em preto e branco, escrito e dirigido por Federico Veiroj, o filme é uma ode ao cinema e à cinefilia. São feitas várias referências a filmes, inclusive aparece uma sucessão de fotogramas ampliados de um cavalo galopando, que é uma citação ao fotógrafo Muybridge, um dos precursores da arte cinematográfica. A obra tem participações de Paola Venditto e Manuel Martinez Carril, falecido em 2014, jornalista que dedicou sua vida profissional à Cinemateca Uruguaia. A sessão será comentada pelos críticos Paulo Casa Nova e Carla Oliveira.  

Filmes com olhares diversificados para o cinema dão continuidade à Sessão Accirs, que realiza o segundo ciclo entre abril e julho de 2019. O programa de exibições de filmes com debate, iniciado no ano passado, é um dos eventos em comemoração aos 10 anos da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul.

Horários e sessões de 9 a 15 de maio de 2019

Quinta-feira, 9
16h30 - Yella
18h - Atlânticos + Em Trânsito
20h - A Parte do Mundo que me Pertence

Sexta-feira, 10
16h30 - Fantasmas
18h - Atlânticos + Em Trânsito
20h - Projeto Raros: A Caçadora de Almas 

Sábado, 11
14h – Rasga Coração (Sessão Acessível)
18h - Atlânticos + Em Trânsito
20h - A Parte do Mundo que me Pertence

Domingo, 12
14h - Dreileben: Algo Melhor que a Morte
16h - Barbara
18h - Atlânticos + Em Trânsito
20h - A Parte do Mundo que me Pertence

Terça-feira, 14
14h - A Parte do Mundo que me Pertence
16h - Phoenix
18h - Atlânticos + Em Trânsito
20h - Sessão Accirs

Quarta-feira, 15
14h - Barbara
16h - Jerichow
18h - Atlânticos + Em Trânsito
20h - A Parte do Mundo que me Pertence

A Cinemateca Capitólio Petrobras conta, em 2019, com programação especial aprovada na Lei Rouanet/Governo Federal, que será realizada pela Fundacine – Fundação Cinema RS, e possui patrocínio master da Petrobras. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessível, master classes e exposições.  

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil