Cultura e representantes de blocos debatem Carnaval de Rua 2020

18/09/2019 14:27
Luciano Lanes/PMPA
Edital de 2020 deve contemplar as sugestões dos blocos

Foi realizado na manhã quarta-feira, 18, no auditório Brianne Bicca da Pinacoteca Rubem Berta, um encontro entre a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e representantes dos blocos interessados em participar do Carnaval de Rua 2020. O titular da SMC, Luciano Alabarse, coordenou o bate-papo que visava recolher impressões e opiniões com o objetivo de qualificar o novo edital.

Alabarse explicou que o formato adotado em 2019, além de qualificar os desfiles, amenizou os conflitos entre os foliões e a comunidade, especialmente da Cidade Baixa, além de respeitar determinações do Ministério Público. "Com o edital, o Carnaval de rua deste ano foi um passo à frente na organização, com destaque para segurança, limpeza e infraestrutura que proporcionaram às pessoas brincarem e se divertirem, que é o objetivo final da festa", reforça o secretário.

De parte dos representantes dos blocos, a principal preocupação é com o futuro edital, que deve aperfeicoar as relações entre as comunidades e as agremiações. Entre as melhorias, a necessidade de uma maior discussão na elaboração do calendário, para que cada bloco possa manter a tradição dos seus desfiles, mas também ampliar a abrangência da festa. O secretário Alabarse lembrou que os critérios de pontuação devem, sim, respeitar a história de cada bloco, mas que é preciso recordar que entre os quatro circuitos, Orla, Cidade Baixa, Centro Histórico e Descentralizados, é preciso dar uma atenção maior a este último, pois a descentralização dos desfiles envolve pessoas e comunidades que muitas vezes não têm como se deslocar até os circuitos tradicionais para participarem ou assistirem os desfiles.

Como um dos principais resultados da reunião, ficou acertado que haverá uma nova rodada de discussão onde será apresentada, pela prefeitura, uma minuta de edital, que receberá as sugestões dos representantes dos blocos.

Cleber Saydelles

Taís Dimer Dihl