Dez mil participam do último sábado de Carnaval de Rua na orla

24/03/2019 11:02
Jônatas Padilha/SMC PMPA
Evento foi realizado em frente à pista de skate do Parque Marinha do Brasil

O Carnaval de Rua de Porto Alegre, que está no seu último final de semana de desfiles, retornou ao Circuito Orla no sábado, 23. Os blocos Da Malvina, Bloco do OP, Afrotchê, B Loukos e As Cores da Cidade comandaram a festa, que reuniu 10 mil pessoas, das 14h às 23h.

O secretário adjunto da Cultura comemora o sucesso do Carnaval de Rua de 2019. "Estamos chegando ao final do Carnaval de Rua deste ano com a sensação de dever cumprido. Mais de 190 mil foliões compareceram aos eventos centralizados e descentralizados, e ainda temos o domingo pela frente. O Circuito Orla foi o grande destaque e se firma como um dos melhores espaços para ser realizado o evento", comenta Maricato, avisando na que o planejamento de 2020 já começa nesta semana.

Em meio a homenagens aos seus principais líderes comunitários, o Bloco do OP continuou a festa, subindo ao trio elétrico por volta das 15h30. O grupo, que reúne integrantes das 17 regiões atendidas pelo Orçamento Participativo, contou com a participação especial da escola de samba Império do Sol, de São Leopoldo. Os foliões, que já ocupavam um bom espaço em frente à pista de skate do Parque Marinha do Brasil, se divertiram ao som de sambas de carnavais passados, com o intérprete Joel Alves comandando todo o time de músicos da agremiação.

Mais festa pela frente – Inspirados pelo samba-reggae do Olodum, o Afrotchê foi o bloco que subiu ao caminhão de som logo depois, às 17h. Do Humaitá, o grupo tem a maioria dos seus ritmistas formados nas suas próprias oficinas de percussão, oferecidas para crianças e adolescentes que moram no bairro. No repertório, versões para hits de Tim Maia, Zeca Baleiro e do axé baiano fizeram a alegria dos presentes. Na sequência, foi a vez do B Loukos assumir a festa. Em atividade desde 2012, o grupo foi para avenida representando o bairro Bom Jesus, de Porto Alegre, com muito samba. “Eu fiquei bem contente em ver que conseguimos trazer muitas pessoas do nosso bairro para a Orla, sempre no maior alto astral e no mais perfeito clima de confraternização”, pontuou José Claudemir Buchecha, presidente do bloco.

Com um show das 20h às 23h, o bloco As Cores da Cidade encerrou o penúltimo dia de Carnaval de Rua de Porto Alegre. O grupo, que também estava participando pela primeira vez do evento, é fruto da parceria da produtora Tô na Rua e da festa XXXtreme, que ocorre a cada três meses em Porto Alegre. Celebrando a diversidade, o bloco contou com a participação especial da cantora Valéria Houston e dos DJ’s Thiago e Leticia Sartoretto. “A Orla é um dos lugares mais legais para se fazer o Carnaval de Porto Alegre, porque temos bastante espaço e a chance de reunir toda a família aqui”, avaliou Rosângela Campos, 41 anos e dona de casa. “A organização está muito boa. É bem fácil ir ao banheiro e comprar bebida. Eu, que moro perto, quero voltar amanhã”, finalizou.

Estrutura - Como nos outros dias de evento, o público que compareceu ao local teve à sua disposição uma estrutura montada com banheiros químicos, segurança privada, equipes de apoio, espaço de concentração e dispersão com food park e pontos de iluminação e sonorização, além de duas UTIs móveis, caminhão-bar e trio elétrico.

Carnaval Comunitário - O Carnaval de Rua Comunitário seguiu neste sábado, 23, e foi a a vez dos foliões da Restinga saírem às ruas. Cinco mil pessoas compareceram ao evento, na avenida Macedônia, que teve como atrações a Sociedade Recreativa Beneficente Carnavalesca Academia de Samba União da Tinga. O Bloco das Donzelas animará os foliões seguida da Sociedade Recreativa e Beneficente Estado Maior da Restinga.

O Carnaval de Rua de Porto Alegre irá voltar ao Circuito Orla neste domingo, para o seu último dia de evento.

Confira a programação:

24 de março, domingo – Circuito Orla

Ai Que Saudade do Meu Ex, 9h – Concentração  na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Praça do Canhão do Parque Marinha do Brasil. Desfile das 10h às 13h.

Do Guerreiro, 13h – Concentração na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate do Parque Marinha do Brasil. Desfile das 14h às 17h.

Filhos do Cumpadi Washington, 16h – Concentração na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Praça do Canhão do Parque Marinha do Brasil. Desfile das 17h às 20h.

Império da Lã, 19h – Concentração na avenida Edvaldo Pereira Paiva, frente à pista de skate do Parque Marinha do Brasil. Desfile das 20h às 23h.

O Carnaval de Rua de Porto Alegre 2019 tem patrocínio Skol, apoio do Grupo Austral e Opinião, promoção Impacto Vento Norte e realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Paulo Beccon e Paulo Finatto

Gilmar Martins