Espetáculo sobre Revolução Farroupilha será apresentado a alunos

18/12/2018 08:41

O espetáculo Revolução Farroupilha, uma História de Sangue e Metal realizará duas apresentações especiais, nesta terça-feira, 18, no palco do Theatro São Pedro. Serão duas sessões, às 14h e às 16h, para mil alunos (500 crianças em cada sessão) de 20 escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. 

A Câmara Municipal de Vereadores da Capital, financiadora do projeto, contou com o apoio das Secretarias Municipais da Cultura e da Educação e da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), para viabilizar o transporte de alunos e professores. Segundo o presidente da Câmara, Valter Nagelstein, esse será um momento histórico de aproximação dessas crianças em espaços culturais. “O Legislativo Municipal fez um grande esforço para garantir a realização desse espetáculo e aproximar crianças da periferia nessa atividade cultural do Theatro São Pedro. É fundamental, abrir um novo horizonte a elas, e provocar esse encantamento, mostrando de forma lúdica, por meio do circo, dança, música e teatro, que um outro mundo é possível”, afirma. 

O secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, também apoia a iniciativa. “Oportunizar que alunos de escolas municipais assistam a um espetáculo dessa magnitude, dentro de um dos maiores ícones da cultura brasileira como o São Pedro, é o principal legado desse projeto. Eu fico entusiasmado em imaginar que para muitas dessas crianças o gosto pela arte pode começar quando entrarem pela primeira vez nesse espaço encantador”, diz.

“Revolução Farroupilha, uma História de Sangue e Metal”, baseado na obra Revolução Farroupilha (2015), de Luiz Coronel, com ilustrações de Danúbio Gonçalves, venceu o edital público da Câmara Municipal de Vereadores, no valor de R$ 350 mil. Recentemente foram realizadas três sessões gratuitas, todas lotadas, em um palco na Orla Moacyr Scliar.

A montagem multimídia, dirigida por Clóvis Rocha, reúne núcleos de circo (dirigido por Dilmar Messias), danças urbana e contemporânea (Carini Pereira e Gustavo Silva) e folclore gaúcho (Claudia Dutra, com o Grupo Andanças), música (João Maldonado) e teatro (Jessé Oliveira) e contou com o envolvimento de mais de cem profissionais. A produção é de Lucida Desenvolvimento Cultural. 

Revolução Farroupilha, uma História de Sangue e Metal
terça-feira, 18, às 14h e às 16h 
Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n° Centro Histórico)

Paulinho Beccon

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes