Espetáculos locais são destaques na programação do POA Em Cena

Vilmar Carvalho/Divulgação PMPA
Espetáculos locais são destaques na programação do POA Em Cena
Espalhem Minhas Cinzas na Eurodisney convida a um passeio futurista

Três peças locais são destaques desta sexta-feira, 14, na 25ª Edição do Porto Alegre Em Cena. Espalhem Minhas Cinzas na Eurodisney, Qual a diferença entre o charme e o funk, que concorrem ao Prêmio Braskem Em Cena, e A Fome, vencedora do Edital Ponto de Teatro, representam a produção gaúcha.

O Braskem em Cena é uma das principais premiações das artes cênicas da cidade. Força e prestígio foram adquiridos ao longo de 12 anos, fomentando as artes de Porto Alegre ao premiar grandes artistas locais e incentivar o desenvolvimento e a qualificação das produções. O Conselho Curador foi formado Fernando Zugno, Kaya Rodrigues, Luciano Fernandes, Neca Machado, Daniela Carmona e Jane Schoninger. Foram selecionados dez espetáculos que concorrem à 13ª edição.

Espalhem Minhas Cinzas na Eurodisney - Em cartaz, nesta sexta-feira, 14, e no sábado, 15, às 19h, no Estúdio Stravaganza (rua Dr. Olinto de Oliveira, 64 - bairro Santana). O texto é de Rodrigo Garcia, dramaturgo argentino radicado na Espanha, considerado hoje um dos maiores provocadores do teatro europeu. A peça convida o espectador a um passeio futurista, apresentando ataques ao capitalismo e seus subprodutos, como alienação, consumismo, manipulação midiática e artificialidade. A obra mostra que o ser humano distancia-se cada vez mais de um mundo natural, afetando inclusive as relações interpessoais, e remetendo ao mesmo tempo ao agora e à ficção científica. O espetáculo da Cia Stravaganza - que comemora 30 anos - tem direção de Adriane Mottola, que confere ao texto um ritmo acelerado e certo liricismo, destacando os diferentes corpos em cena, valorizando a criação coletiva junto ao elenco e em total sintonia com a teatralidade contemporânea, num cenário repleto de sacolas plásticas, símbolo maior do consumismo desenfreado, como numa piscina. Ingressos podem ser adquiridos por R$ 30, com meia-entrada no valor de R$ 15.

Qual a diferença entre o Charme e o Funk - A peça que está em cartaz no teatro do Sesc (av. Alberto Bins, 665), a partir das 19h, é baseada numa espécie de “arqueologia pessoal”, que investiga relíquias na memória das sete artistas negras em cena, que compõem e dão corpo à criação coletiva. O espetáculo provoca um resgate às identidades negras ao recontar de variadas formas suas experiências, através de cenas autônomas e sensoriais, que transpassam as diversas artes da cena, como teatro, dança e música. Com direção de Thiago Pirajira, a peça contextualiza o movimento de uma juventude marcada pela esperança e que anseia trazer à luz sua cultura. “Qual a diferença entre o charme e o funk?” é a montagem de estreia do grupo Pretagô, oriundo do Departamento de Arte Dramática da UFRGS e que fundamenta e desenvolve sua pesquisa artística nas questões da identidade negra.

A Fome - Espetáculo estreia nesta sexta-feira, às 20h, no Instituto Ling (rua João Caetano, 440), onde estão programadas mais três apresentações: no sábado, 15, às 18h, na sexta-feira, 21, às 20h, e no sábado, 22, às 18h. Os ingressos custam R$ 40, com meia-entrada no valor de R$ 20, e serão vendidos no local. A peça é uma das vencedoras do edital Ponto de Teatro, lançado pelo Instituto Ling para impulsionar a produção de artes cênicas no Rio Grande do Sul. Com curadoria do jornalista e crítico de teatro Renato Mendonça, o projeto apresenta sete espetáculos inéditos e a realização de oficinas de crítica teatral. Dos sete espetáculos, três foram selecionados através de Edital, sendo A Fome um dos contemplados.

Entre revelações de mentiras passadas e a exposição de uma fome voraz e sexual pela vida, a personagem analisa as circunstâncias míticas e críticas sobre ser mulher, o amor e as relações afetivas. A Fome é um monólogo intimista em tom confidencial entre artista e espectador, que dá sequência à investigação da Cia. Espaço em Branco, com seus processos colaborativos e que dialogam com a fruição criativa do espectador, proporcionando uma experiência sensorial, crítica e poética.

Porto Alegre Em Cena - A 25ª edição do Porto Alegre Em Cena propõe uma reflexão sobre o Brasil, reunindo grupos e espetáculos locais, nacionais e internacionais, até 23 de setembro. Diferentes palcos da cidade recebem 49 espetáculos de dança, teatro e música, além de atividades paralelas e formativas. O tema geral do Em Cena é o Brasil, contemplando questões históricas, étnicas e culturais. “Queremos discutir o Brasil de forma abrangente. Isso envolve a África, a Europa, a América, o interior do Brasil, os índios, o território, a democracia e a história. Queremos discutir território, imigração, enfim, essa formação de Brasil, de quem somos nós”, explica o coordenador-geral do festival, Fernando Zugno.

Histórico - A primeira edição do Porto Alegre Em Cena foi lançada em 1994. Desde então, o festival oferece anualmente cerca de 50 espetáculos a preços populares, em praças públicas, teatros e espaços alternativos. A cada edição, o Porto Alegre Em Cena atrai uma média de 100 mil espectadores. Nesses 25 anos, já trouxe para a cidade artistas como Peter Brook, Hanna Schygulla, Denise Stoklos, Paulo Autran, Tônia Carrero, La Fura del Baus, Philip Glass, Zé Celso, Fernanda Montenegro e muitos outros.

Ingressos - Os ingressos, com preços a partir de R$ 10, são vendidos na bilheteria oficial (no BarraShoppingSul, em frente à antiga Fnac) e no site uhuu.com/poa-em-cenaVeja as informações sobre os ingressos

Veja a íntegra das programação - Espetáculos, Reflexões Em Cena e Atividades Formativas

25º Porto Alegre Em Cena propõe reflexão sobre o Brasil

Andrea Brasil