Festival Escolar de Cinema abre agendamentos nesta segunda

01/04/2019 08:41
Guilherme Santos/Divulgação SMC/PMPA
Festival Escolar de Cinema abre agendamentos
Interessados podem efetuar os agendamentos a partir de 1º de abril
O 11º Festival Escolar de Cinema abre agendamentos nesta segunda-feira, 1º de abril, na Cinemateca Capitólio Petrobras (rua Demétrio Riberiro, 1085) e Sala Redenção - Cinema Universitário (av. Paulo Gama, 110, bairro Farroupilha). São três semanas de sessões, a partir de 11 de abril, voltadas a estudantes e professores da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, Educação de Jovens e Adultos e público em geral. A programação ocorre na Cinemateca e na Sala Redenção.
 
Nesta edição, será exibida uma variedade de curtas e longas-metragens e trechos de filmes, que vão de clássicos da sétima arte ao cinema nacional contemporâneo. Entre os títulos programados estão curtas-metragens do diretor Georges Meliès e da pioneira do cinema Alice Guy, o Ilha dos Cachorros (2018) e Wes Anderson, e os destaques nacionais Café com Canela (2017), de Glenda Nicácio e Ary Rosa, e Benzinho (2018), de Gustavo Pizzi.
 
Novas ações - O Programa de Alfabetização Audiovisual lançará o Kino Clube - Cineclube Escolar, com sessões sistemáticas ao longo do ano letivo, também voltadas ao público escolar, na Cinemateca Capitólio Petrobras. O Kino Clube terá sua primeira sessão no dia 11 de abril, quando será exibido o clássico do gênero de fantasia A História Sem Fim (1984), de Wolfgang Petersen. No eixo de formação docente, o Programa de Alfabetização Audiovisual oferecerá cursos que impulsionam o entendimento da linguagem audiovisual e toda sua diversidade, enfoques e abordagens. Serão as ações do Laboratório Vagalume - Estudos em Audiovisual e Educação, que já está em sua quarta edição.
 
Programa de Alfabetização Audiovisual - Tem como objetivo qualificar as relações entre cinema e educação, desenvolvendo atividades de exibição de filmes a estudantes, formação docente, além de assessorias a escolas, publicação de livros, seminários, oficinas e workshops. O projeto é realizado pela Cinemateca Capitólio Petrobras da prefeitura e pela Faculdade de Educação da Ufrgs. Todas as atividades são inteiramente gratuitas. Algumas contam com transporte escolar. 
 
11º Festival Escolar de Cinema e Kino Clube 
Agendamentos a partir de 1º de abril 
Cinemateca Capitólio Petrobras (rua Demétrio Riberiro, 1085)
Sala Redenção - Cinema Universitário
Público: estudantes e professores da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, Educação de Jovens e Adultos e público em geral.
 
Outras informações
Telefone: 3289 7460 / 3289 7458 

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil