Gravetos Armados em Processo na Pinacoteca

15/08/2018 14:03
Reprodução / PMPA
Cultura
Gravuras foram produzidas a partir da imagem formada pelos gravetos

A Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico) abre na terça-feira, 21, às 18h, a mostra de gravuras de Antônio Augusto Bueno, Gravetos Armados em Processo. A visitação vai até 28 de setembro, de segunda a sexta, das 10h às 18h, com último acesso às 17h30. A entrada é gratuita. 

Logo após terminar a montagem da obra Gravetos Armados, instalada desde maio na área externa da Pinacoteca Ruben Berta, o artista plástico Antônio Augusto Bueno vem desenvolvendo uma série de gravuras em metal a partir da imagem formada pelos gravetos selecionados no transbordo da Lomba do Pinheiro. As primeiras gravuras dessa série serão mostradas juntamente com a escultura/instalação, além do filme documental que Bebeto Alves fez acompanhando Antônio Augusto desde a vivência na Lomba do Pinheiro até a montagem na Pinacoteca. Também acompanham a exposição um ensaio fotográfico realizado por Carolina Silveira no Museu Trabalho, registrando todas as etapas do processo de gravação e impressão das seis gravuras que iniciam essa série. 

Gravetos Armados é um projeto em aberto que Antônio Augusto desenvolve há cerca de dez anos, desde que se mudou para o Jabutipê – casa/atelier situada na rua Fernando Machado, antiga rua do Arvoredo, e que vem sendo apresentado em múltiplas formas e em diferentes lugares de Porto Alegre, por cidades do interior do Rio Grande do Sul, em Florianópolis, Itajaí, Rio de Janeiro e Montevidéu. 

Gravetos Armados em Processo 
Gravuras: Antônio Augusto Bueno
Impressão: Marcelo Lunardi
Filme: Bebeto Alves
Fotos: Carolina Silveira
Visitação até 28 de setembro, de segunda a sexta, das 10h às 18h, com último acesso às 17h30.
Entrada gratuita

Leia mais:
Clássicos na Pinacoteca apresenta A Arte do Cornet
Exposições, música e homenagem à Briane Bicca na Pinacoteca
O moderno que eu faço em mostra na Pinacoteca

 

 

 

Andrea Brasil