Imagem e palavra em mostra na Pinacoteca Ruben Berta

20/01/2019 08:30

A Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico) apresenta na quinta-feira, 24, às 18h30 a exposição O que vemos, o que nos fala. A visitação vai até o dia 11 de março de segunda à sexta, das 10h às 18h (último acesso às 17h30). No dia 27 de fevereiro está programada uma conversa sobre o processo criativo da exposição, com o escritor, professor e curador da exposição, Altair Martins. O encontro será às 19h30, no Instituto de Cultura/Delfos – 7º andar da Biblioteca Central da PUCRS. 

O que vemos, o que nos fala - a exposição com a curadoria e poemas do escritor Altair Martins retrata as relações entre a literatura e as artes visuais. Esse tema da comparação entre as artes (o paragone) ganhou força durante o Renascimento, levando artistas como Leonardo Da Vinci a declararem que "a pintura é uma poesia muda e a poesia uma pintura cega".   

Conforme o curador, buscou-se estabelecer o diálogo possível entre a imagem e seus ecos linguísticos, ou “linguagéticos”, no dizer do semiólogo Louis Marin: propor diálogo entre o visível e o suscetível, entre os significantes visuais e verbais que se entrelaçam toda vez que olhamos uma imagem e toda vez que lemos um texto. Didi-Huberman explicita que, dentro da imagem, discursos competem entre si, e as conexões de sentido. "Se a imagem também fala, é preciso escutá-la: captar suas vozes num diálogo infinito. Não se trata de dizer o que as imagens dizem, mas de dar vazão aos seus possíveis conteúdos linguísticos, buscando, em verso, dar corda às suscitações visuais" explica Altair Martins. 

O resultado são 20 poemas acerca de 20 obras do acervo da Pinacoteca Ruben Berta, tendo como base uma escolha que responde ao que as imagens puderam falar: sobre seu contexto artístico, sobre si mesmas. As obras, num escopo do século 19 ao 20, passando por clássicos desde Pedro Américo, Almeida Júnior e Di Cavalcanti às revoluções de Mário Gruber, Vilma Pasqualini e Tomie Ohtake, acabam por ilustrar que uma imagem exige que atentemos às suas referências intertextuais, leituras da própria crítica e da história das obras e dos artistas.   

O que vemos, o que nos fala
Pinacoteca Ruben Berta
Rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico
Abertura: quinta-feira, 24, 18h30
Visitação: de 25 de janeiro a 11 de março
Horário: segunda à sexta, das 10h às 18h (último acesso 17h30)
Contatos: neste e-mail (51) 3289 8292

Conversa sobre o processo criativo da exposição
Com Altair Martins (escritor, professor e curador da exposição)
27 de fevereiro, às 19h30, no Instituto de Cultura/Delfos – 7º andar da Biblioteca Central da PUCRS
O catálogo da obras da Pinacoteca Ruben Berta está disponível neste link 
 

Cleber Saydelles

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes