Inscrições para Semana do Patrimônio Cultural abrem nesta quinta

01/08/2019 08:30
Brayan Martins/ PMPA
patrimônio
Patrimônio Cultural de Porto Alegre terá semana alusiva com atividades gratuitas

 

As inscrições gratuitas para as atividades da 3ª Semana do Patrimônio Cultural de Porto Alegre começam nesta quinta-feira, 1º. Promovida pela Coordenação da Memória Cultural (CMC) da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), a programação será realizada de 17 a 24 de agosto. O evento anual, que começou a ser realizado em 2017, se inicia no Dia Nacional do Patrimônio Cultural, 17 de agosto. A data marca o nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969), patrono do patrimônio cultural brasileiro. 

Neste ano, também se integra à programação do Dia do Estadual do Patrimônio Cultural, implementado pela Secretaria de Estado da Cultura e celebrado na mesma data. As atividades ocorrem em praças, ruas e instituições da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado, bem como em espaços privados da Capital.

O coordenador da Memória Cultural da SMC, José Francisco Alves, destaca a ampliação da agenda desta edição. “Além dos recursos da prefeitura, contamos com parceiros como a Secretaria Estadual da Cultura, Shopping Total e Unimed Federação, o que propiciou a realização de dois eventos especiais, como o Seminário Arte e Monumentos como Patrimônio Cultural e a Exposição Monumentos e Arte: a história da cidade em risco. Com isso, amplia-se os públicos atingidos pelo evento, que envolverá de adolescentes em situação de risco, portadores de necessidades especiais e terceira idade, a especialistas em patrimônio cultural, arquitetura, artistas e restauradores”, comenta Alves.

Destaques - A programação contempla atividades que incluem três edições especiais do projeto Viva o Centro a Pé, com roteiros pela Cidade Baixa, Praça da Matriz e o Museu Percurso do Negro. Também serão realizadas oficinas com temas diversos, incluindo o workshop Fotografia Com Celular, com Guilherme Lund, professor da ESPM-Sul, no Museu Joaquim Felizardo.

Já o Seminário Arte e Monumentos como Patrimônio Cultural trará convidados de Buenos Aires, São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre. Marcelo Magadán (Buenos Aires) falará sobre o restauro do mais antigo monumento comemorativo da Argentina, a Pirámide de Mayo (Plaza de Mayo, Buenos Aires), obra restaurada por Magadán. Giselle Beiguelman (São Paulo), da Faculdade de Arquitetura da USP,  vai expor sobre as formas de abandono dos monumentos e apresentar seu livro Memória da Amnésia: políticas do esquecimento, lançado recentemente na Flip, de Paraty.  Já o professor Fábio Pinto da Silva irá abordar as experiências do Laboratório de Design e Seleção de Materiais da Ufrgs, entre as quais o escaneamento de monumentos de Porto Alegre, ferramenta que pode auxiliar na preservação destes patrimônios.

A exposição Monumentos e Arte: a história da cidade em risco apresentará temática inédita no Rio Grande do Sul. Quase uma tonelada de obras de arte de bronze e cimento que foram recolhidas pela Prefeitura de Porto Alegre das ruas e praças em razão do vandalismo - substituição dos originais em resina ou de monumentos que não existem mais - serão exibidas para o público. O objetivo é mostrar a importância das obras de arte ao ar livre e conscientizar, especialmente as novas gerações, em colaborar com o poder público na conservação e no respeito do patrimônio artístico e histórico. Serão realizados paineis com a história de alguns monumentos, vandalizados ou não.

A Ufrgs estará presente na mostra com trabalhos realizados pelo Laboratório de Design e Seleção de Materiais da Escola de Engenharia para a preservação de monumentos públicos, dos quais muitos foram escaneados, como O Laçador e os painéis (já furtados) do Monumento a Bento Gonçalves. Em alguns horários, especialmente para escolas, haverá demonstração de equipamentos de realidade virtual.  Entre os trabalhos expostos estarão obras de Antônio Caringi, Alfred Adloff, André Arjonas, Leone Lonardi, Luís Sanguin e Carlos Tenius. 

Programação:

Sábado, dia 17
Viva Porto Alegre a Pé: Cidade Baixa   
Horário: 15h
Local de encontro: Centro Comercial Olaria  (rua General Lima e Silva, nº 776)

Local das antigas olarias, da ilhota, que não existe mais, dos carnavais de rua, é hoje o bairro boêmio por excelência de Porto Alegre pela concentração de bares, restaurantes e casas noturnas. Além disso, espaços culturais como cinemas, teatros, livrarias, museu, galerias de arte, antiquários, briques e brechós compõem a história do bairro. Os casarios em diversas ruas, seja de casinhas de porta-e-janela seja de sobrados ecléticos, aliados à vida diuturna, conferem à paisagem valores materiais e imateriais que só a Cidade Baixa tem.

Orientadoras: Ana Margarida da Fontoura Xavier, arquiteta, artista plástica, especialista em Patrimônio Cultural em Centros Urbanos pela Ufrgs, servidora aposentada da SMC, e Suzana Pohia, jornalista e dramaturga, especialista em Teoria e Prática na Formação do Leitor pela Ufrgs. Inscrições: https://cphpoa.wordpress.com/inscricoes/ (100 lugares).


Abertura oficial  da Semana do Patrimônio Cultural de Porto Alegre
Horário: 17h
Local: Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (rua João Alfredo, 582, Cidade Baixa).
Apresentação musical do Instituto Popular de Arte-Educação (IPDAE). Entrada franca.


Domingo, dia 18
Viva o Centro a Pé: Museu de Percurso do Negro
Horário: 10h
Local de Encontro: Monumento O Tambor, Praça Brigadeiro Sampaio (lado da rua dos Andradas, Centro Histórico).

Caminhada por locais que contam a história dos negros em Porto Alegre. O percurso começa no Largo da Forca (Praça Brigadeiro Sampaio) onde está o monumento O Tambor, segue pelo Pelourinho (Igreja das Dores), Largo da Quitanda (Praça da Alfândega) onde está a Pegada Africana, esquina do Zaire (avenida Borges de Medeiros com rua dos Andradas) até o Mercado Público, onde está assentado o Bará do Mercado.
Orientador: Pedro Rubens Vargas , graduado em História, pós-graduado em Museologia, mestre em Planejamento Urbano e Regional (UFRGS), técnico de cultura da SMC. É um dos idealizadores do Museu de Percurso do Negro, atuou no registro da Tradição do Bará do Mercado como patrimônio imaterial da cidade.
Inscrições: https://cphpoa.wordpress.com/inscricoes/ (150 lugares).


Segunda-feira, dia 19
Roda de Conversa:  Patrimônios Musealizados: apropriações, disputas e desafios
Horário:10h 
Local: Museu da Ufrgs (avenida Osvaldo Aranha, 277)
Mesa com: Dra. Zita Rosane Possamai, professora do Curso de Museologia da Ufrgs, Amanda Eltz, historiadora e mestranda,  Alexsandro Witkowski, historiador e mestrando em museologia.
Mediação: Dra. Leticia Brandt Bauer, diretora do Museu de Porto Alegre.
Inscrições: https://cphpoa.wordpress.com/inscricoes/ (50 lugares).

Visita aos Chalés do Arquivo Histórico
Horário: 14h
Local: Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho  (avenida Bento Gonçalves 1129,  Santo Antônio).
Visita ao local que era uma antiga chácara com seus dois chalés. Atual sede do Arquivo Histórico e da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC). Visita às dependências internas e conhecimento de seu acervo documental. 
Orientadores: Vera Lúcia dos Santos, arquivista  e Simone Pretto Ruschel, arquiteta.
Inscrições: arquivohistorico@smc.prefpoa.com.br, ou pelos telefones (51) 3289.8278 e 3289.8282. (40 lugares)

Terça-feira, dia 20
Horário: 10h 
Local: Visita à Cinemateca Capitólio Petrobras (rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico).
A visita contempla a exposição temática sobre cinema, os espaços e a arquitetura do prédio da cinemateca, sendo finalizada na sala multimídia onde é apresentado um breve vídeo institucional. Também é realizada uma breve apresentação das atividades atuais da Cinemateca. Para as Escolas de ensino básico e médio, além do roteiro acima, é oferecida a possibilidade de assistir a um filme do acervo, acordado anteriormente com os professores.
Orientadoras:  Rosemeri Iensen, arquivista e Tânia Garcia Oliveira de Souza, bibliotecária.
Inscrições: cdmcapitolio@gmail.com ou pelo telefone  (51) 3289.7463. (30 lugares)

Oficina no Museu de Porto Alegre: Baú das Histórias Adormecida (para escolas previamente agendadas)
Horário: 14h
Local: Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (rua João Alfredo, 582,Cidade Baixa).
A oficina propõe uma mediação lúdica e mais significativa para crianças da educação infantil e séries iniciais, trazendo informações históricas sobre o Solar, Porto Alegre, sobre escravidão e também sobre brinquedos e brincadeiras antigas. Orientação: equipe do Setor Educativo do Museu de Porto Alegre.
 
Fórum de Entidades e Instituições – Pró-Monumentos de Porto Alegre
Horário: 18h
Local:  Auditório do Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega, Centro Histórico).
Evento aberto ao público.

Abertura da Exposição Monumentos & Arte: a história da cidade em risco 
Horário: 19h 
Local: Memorial do Rio Grande do Sul (rua Sete de Setembro, 1020, entrada pela Praça da Alfândega, Centro Histórico).
Evento aberto ao público.
Exposição com obras de Antônio Caringi, Alfred Adloff, André Arjonas, Leone Lonardi, Luís Sanguin, Carlos Tenius e autores não identificados.
Mostra aberta até dia 29 de setembro.
Visitação: De terças a sábados, das 10h às 18h. Domingos e feriados das 13h às 17h.
Entrada franca.

Quarta-feira, dia 21
Linha Turismo - Centro Histórico Especial Semana do Patrimônio
Horário: 10h 
Local: Saída na Travessa do Carmo, 84, em frente ao Largo Zumbi dos Palmares, Bairro Cidade Baixa.
Agendamento fechado. Inscrições feitas por instituições. Voltado para imigrantes, crianças e adolescentes
O foco deste roteiro são os atrativos históricos, arquitetônicos e culturais da região mais central da cidade. Entre os destaques estão a Praça da Matriz, a Usina do Gasômetro, a orla do lago Guaíba e o Parque da Redenção. 
Orientador: Roque Lemanski, guia turístico.

Roda de Conversa sobre História da Capoeira em Porto Alegre
Horário: 14h 
Local: Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (rua João Alfredo,  582,  Cidade Baixa).Desde 2016, o Museu de Porto Alegre promove rodas de conversa com idosos sobre temas relacionados à história da cidade. A roda sobre futebol amador foi sugerida por participantes do próprio grupo. Atividade realizada em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (COMUI).
Informações: museu@smc.prefpoa.com.br ou pelo telefone (51) 3289.8275.


Seminário Arte e Monumentos como Patrimônio Cultural (1º dia)
Horário: 14h  
Local: Auditório Senac Gestão e Negócios (Shopping Total, av enida Cristóvão Colombo, 545,  Floresta). Inscrições: https://cphpoa.wordpress.com/inscricoes/  (70 lugares).
Seminário com convidados da Argentina, São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre.No primeiro dia, será no auditório do Senac Gestão & Negócios, Shopping Total. No segundo, ocorrerá no Auditório do Margs. Serão entregues  certificados somente para participantes presentes nos dois dias do seminário.

14h - Apresentação/Abertura
14h30 - Arq. Marcelo Magadán (Argentina) – A Restauração da Pirâmide de Maio
16h - Giselle Beiguelman (Faculdade de Arquitetura da USP) – Memória da Amnésia: políticas do esquecimento. http://www.desvirtual.com/mda/
17h - Fabio Pinto da Silva (Ufrgs) – Tecnologias 3D: a experiência do LDSM/Ufrgs na preservação do patrimônio cultural
18h - Lançamento do Livro Memória da Amnésia: políticas do esquecimento, de Giselle Beiguelman, SP: Edições SESC, 2019. Local de eventos do Shopping Total, junto às escadas rolantes, térreo.


Quinta-feira, dia 22
Visita à Cinemateca Capitólio Petrobras (para escolas previamente agendadas)
Horário: 8h30min
  
Oficina: Experiência Multissensorial
Horário: 14h 
Local: Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (rua João Alfredo, 582, Cidade Baixa).
Pensando na inserção das pessoas com deficiência visual em espaços culturais, o Museu de Porto Alegre tornou acessível a exposição Deus Momo Vem Aí: histórias da folia de rua na Porto Alegre antiga, inaugurada em fevereiro a partir da produção audiodescrição e disponibilização de objetos para o toque, como máscaras de carnaval e limões-de-cheiro.

O roteiro é de autoria de Alice Lampert, estagiária do setor de acessibilidade do Museu de Porto Alegre, realizado com a consultoria de Márcia Bamberg, técnica em Cultura da SMC e com a AB Consultoria em Inclusão e Acessibilidade.
Orientação: Márcia Beatriz dos Santos Bamberg, técnica em cultura da SMC.
Inscrições: museu@smc.prefpoa.com.br ou pelo elefone (51) 3289.8274. (15 lugares)

Workshop Fotografia com Celular (1º dia)
Horário: 14h  
Local: Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, (rua João Alfredo, 582, Cidade Baixa).
A oficina propõe estimular o uso da fotografia como instrumento para Educação Patrimonial e busca aprofundar e reconhecer as características das  fotografias a partir do conhecimento de questões ligadas à linguagem fotográfica e sua relação com os recursos dos smartphones. Demonstrações teóricas e práticas serão oportunizadas para consolidar o aprendizado. Os participantes produzirão fotografias nas dependências do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo.
Orientação: Me. Guilherme Lund, professor da ESPM-Sul.
Inscrições: museu@smc.prefpoa.com.br ou p/telefone 3289.8275. (25 lugares)

Seminário Arte e Monumentos como Patrimônio Cultural (2º e último dia)
Horário: 14h 
Local: Auditório do Margs – Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega s/nº, Centro Histórico).
Inscrições: https://cphpoa.wordpress.com/inscricoes/ (70 lugares).

14h - Verônica Di Benedetti (Restauradora, Porto Alegre) – O Projeto La Scuola Adotta un Monumento, da Fondazione Napoli Novantanove.
15h30 - Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho (Curso de Restauro, UFPEL) – A memória dos que não lembram mais: preservação da arte funerária de Porto Alegre.
16h30 - César Floriano (UFSC, Florianópolis) – A inserção de Arte Pública em sítio histórico.

Sexta-feira, dia 23
Visita à Cinemateca Capitólio Petrobras (para escolas previamente agendadas)
Horário: 8h30  

Oficina Descobrindo a Arqueologia no Museu (para escolas previamente agendadas)
Horário: 9h  
Local: Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (rua João Alfredo, 582, Cidade Baixa).

Workshop: Fotografia com Celular (continuação do dia anterior)
Horário: 14h  

Lançamento do Projeto: Preservação e acesso aos documentos das Câmaras de Rio Grande de São Pedro e Porto Alegre (1764 – 1889 , Apoyo al Desarrollo de Archivos Iberoamericanos – ADAI/ AHPAMV)
Horário:14h 
Local: Arquivo Histórico Moysés Vellinho  (avenida Bento Gonçalves, nº 1129, Santo Antônio).
Aberto ao público.
Informações: arquivohistorico@smc.prefpoa.com.br, ou pelos telefones (51) 3289.8278 e 3289.8282.

Sábado, 24
Viva o Centro a Pé: Praça da Matriz e cercanias
Horário: 10h 
Local de Encontro: Monumento a Júlio de Castilhos na Praça da Matriz.
Este passeio abordará os monumentos, a arquitetura e a história das cercanias da Praça da Matriz. Roteiro básico: pátio do Museu Júlio de Castilhos, pátios da Catedral e Cúria Metropolitana, jardins do Solar dos Câmara e terminará na Pinacoteca Ruben Berta. 
Orientador: José Francisco Alves, mestre e doutor em História da Arte (Ufrgs), especialista em Gestão do Patrimônio Cultural (Ulbra), bacharel em Escultura (Ufrgs) e professor de escultura no Atelier Livre da Prefeitura.
Inscrições: https://cphpoa.wordpress.com/inscricoes/ (100 lugares).

Oficina: Que planta é essa?
Horário: 10h  
Local: Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (rua João Alfredo, 582,  Cidade Baixa).
Atividade de Educação Patrimonial voltada para o patrimônio ambiental. Tem por objetivo informar o público visitante e demais interessados sobre a identificação botânica das plantas existentes no pátio do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo.
Orientação: Kátia Almeida, museóloga e educadora ambiental
Inscrições: museu@smc.prefpoa.com.br ou p/telefone 3289.8275. (15 lugares)

Feijoada na Pinacoteca Ruben Berta
Horário: 12h  
Local: Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico).
Almoço por adesão. Ingressos: (valor a definir).
Reservas pelo telefone: (51) 3289.8292.

Exibição de Filme sobre Um Bom Fim (Direção: Boca Migotto. 88min. 2005)
Horário: 18h30h  
Local: Cinemateca Capitólio Petrobrás (rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico).
Retirar senhas na bilheteria, que abre 30 minutos antes da sessão. (164 lugares)
Entrada franca.

 

Realização - Coordenação da Memória Cultural  da Secretaria Municipal da Cultura
Parceiros - Secretaria de Estado da Cultura, Shopping Total e Casa Memória e Cultura Unimed Federação RS
Participação - Museu de Porto Alegre, Arquivo Histórico de Porto Alegre, Centro de Pesquisa Históricas, Equipe do Patrimônio Histórico, Coordenação de Artes Plásticas, Pinacotecas Municipais, Cinemateca Capitólio Petrobrás, Conselho Municipal do Idoso, Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade
Apoio - Instituto Unimed, Memorial do RS, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Hotel Praça da Matriz, Museu Júlio de Castilhos, Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio- PPGMUSPA/UFRGS, Museu da Ufrgs, Laboratório de Design e Seleção de Materiais - LdSM/Ufrgs, Senac e Fecomércio-RS, Cúria e Catedral Metropolitana, Solar dos Câmara/Alergs e Associação Vitório Fabião.

 

 

 

 

 

 

 

Paulo Beccon

Matheus Beust

Acompanhe a prefeitura nas redes