Lançado selo pelo centenário do nascimento de Xico Stockinger

21/05/2019 14:44
Joel Vargas / PMPA
EXECUTIVO
Será usado para marcar a programação que busca dar visibilidade à obra do escultor
O selo em comemoração ao centenário de nascimento do escultor Xico Stockinger foi lançado em cerimônia na manhã desta terça-feira, 21, na Pinacoteca Aldo Locatelli, no Paço Municipal. Será utilizado para marcar as atividades relacionadas aos 100 anos do escultor, que ocorrem de agosto deste ano a agosto de 2020. A programação será desenvolvida por meio de uma parceria entre as secretarias da Cultura do Estado e do Município, com o objetivo de dar visibilidade à obra deste que foi um dos maiores artistas do Rio Grande do Sul.

O prefeito em exercício Gustavo Paim afirma que, se todos os entes públicos trabalharem juntos, será possível enfrentar dificuldades na cultura. Já o secretário municipal Luciano Alabarse enfatiza a importância de recriar a memória de um artista como Xico, que se transforma em um momento ímpar. Para a secretária estadual, Beatriz Araújo, a parceria entre os governos, a associação e as entidades fará a diferença no cenário cultural do Estado. Em nome da família do homenageado, falaram os filhos Francisco Antônio e Jussara Stockinger, que ressaltaram a importância do selo para eternizar a figura de Xico Stockinger.

O selo foi desenvolvido pela Associação dos Escultores do Estado do Rio Grande do Sul (Aeergs), a pedido do Instituto Estadual de Artes Visuais. Também participaram da cerimônia o presidente da Aeergs, Lucas Strey, o ex-presidente da Aeergs e criador do selo, Vinicius Vieira, o diretor do Instituto Estadual de Artes Visuais, André Venzon, a coordenadora de Artes Plásticas da SMC, Adriana Boff, o diretor do Museu de Arte do Rio Grande Do Sul, Francisco Dalcol, o presidente da Associação dos Amigos das Pinacotecas de Porto Alegre, Heitor Bergamini, o representante da Associação Riograndense de Imprensa, Ayres Cerutti, a diretora do Instituto Histórico e Artístico do Estado do RS, Renata Horowitz, o gestor cultural Cesar Prestes, o coordenador da Memória Cultural da SMC, José Francisco Alves, a artista plástica Claudia Stern e a galerista Tina Zappoli, além dos familiares do homenageado Itamara Stockinger, Francisco Tiago Stockinger e Adria Stefani.

Paulo Beccon

Andrea Brasil