Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Cultura

Museu Joaquim Felizardo abre a mostra Deus Momo vem aí

19/02/2019 08:56

O Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (rua João Alfredo, 582 – Cidade Baixa) abre, na sexta-feira, 22, a exposição temporária Deus Momo vem aí: histórias da folia de rua na Porto Alegre antiga, dedicada aos primórdios do Carnaval de rua da Capital. A mostra, que vai até 30 de setembro, explora as diferentes formas assumidas pela festa de rua desde meados do século XIX até os anos de 1950, quando blocos e cordões definitivamente tomaram conta do Carnaval da cidade. A classificação indicativa é de 12 anos.

Além da utilização do acervo de indumentária, fotografia e itens arqueológicos pertencentes ao Museu, foi realizada pesquisa em jornais, revistas e trabalhos acadêmicos. A ideia é fazer o público pensar sobre questões urbanas e sociais vinculadas à história e à memória da cidade. "Os porto-alegrenses podem conferir na mostra peculiaridades dos antigos Carnavais, como o entrudo, limão-de-cheiro, coreto e remelexo", explica a diretora do museu, Letícia Bauer.

Deus Momo vem aí: histórias da folia de rua na Porto Alegre antiga
De 22 de fevereiro a 30 de setembro
Onde: Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (rua João Alfredo, 582 – Cidade Baixa)
Classificação indicativa: 12 anos 

 

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil