Obras-primas de 1928 e drama húngaro em cartaz na Cinemateca

13/10/2018 08:38
Divulgação/SMC PMPA
SMC
O Circo, de 1928, com direção de Charlie Chaplin, terá exibição em HD

A Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta, a partir deste sábado, 13, a mostra Obras-Primas de 1928, com dez grandes filmes realizados no ano da abertura do Cine Theatro Capitólio: A Turba, de King Vidor, A Paixão de Joana d'Arc, de Carl Theodor Dreyer, Braza Dormida, de Humberto Mauro, O Homem das Novidades, de Buster Keaton e Edward Sedgwick, A Queda da Casa de Usher, de Jean Epstein, O Circo, de Charles Chaplin, Solidão, de Pál Fejős, A Montanha do Tesouro, de Aleksandr Dovjenko, A Concha e o Clérigo, de Germaine Dulac, e Vento e Areia, de Victor Sjöström. O valor do ingresso é R$ 10, com meia-entrada para estudantes e idosos. A mostra integra a programação comemorativa dos 90 anos do Cine Theatro Capitólio.  

Sessão adiada - Em razão da participação do filme A Cidade dos Piratas em festival que requer ineditismo de exibição em Porto Alegre, a sessão de pré-estreia prevista para este sábado, 13, às 20h, na Cinemateca Capitólio Petrobras, será adiada para data a ser definida. O filme a ser exibido nesta sessão será a cópia restaurada de A Paixão de Joana d'Arc, de Carl Theodor Dreyer. 

O drama húngaro Um Dia, da diretora Zsófia Szilágyi, entra em cartaz na Cinemateca Capitólio Petrobras na terça-feira, 16 de outubro. O valor do ingresso é R$ 16, com meia-entrada para estudantes e idosos. 

Um Dia - (Egy Nap) - um filme de Zsófia Szilágyi - 99 min., 2018, Hungria, DCP
Distribuição: Zeta Filmes  

Anna, mãe de três filhos, está sempre correndo: do trabalho para o berçário, a escola, o balé, a aula de esgrima. Como se não bastasse, ela suspeita que está sendo traída pelo marido. Seus problemas são bastante comuns, mas Anna simplesmente não tem tempo para parar e refletir sobre eles, que se acumulam continuamente, ameaçando esmagá-la. Ela precisa ter muita energia para seguir em frente.

Filmes Obras Primas de 1928 

A Paixão de Joana d’Arc - La Passion de Jeanne d'Arc - França, 1928, 110 minutos 
Direção: Carl Theodor Dreyer - Exibição em HD 

A jovem camponesa Joana D’Arc é condenada à morte por ter liderado o povo francês contra o exército invasor inglês, dizendo que foi inspirada por Jesus e São Miguel. Ela passa suas últimas horas de vida capturada e torturada pelos ingleses.

O Circo - The Circus - Estados Unidos, 1928, 78 minutos 
Direção: Charlie Chaplin - Exibição em HD 

Um batedor de carteiras está agindo em meio à multidão. Para evitar que seja visto, ele coloca uma carteira roubada no bolso de um vagabundo, sem que ele perceba. Quando a polícia se afasta, o batedor volta para recuperar o dinheiro perdido. O vagabundo foge do batedor e da polícia, entrando, sem querer, no picadeiro de um circo. Como suas trapalhadas fazem sucesso junto ao público, o dono do circo resolve contratá-lo e fazer dele sua atração principal.

O Homem das Novidades - The Cameraman - Estados Unidos, 1928, 78 minutos - Exibição digital
Direção: Edward Sedgwick, Buster Keaton   

Um fotógrafo (Keaton) deseja de aproximar da bela secretária do cinejornal da MGM, e para isso troca sua câmera fotográfica por uma câmera de cinema e se torna um cinegrafista.

Vento e Areia - The Wind - Estados Unidos, 1928, 95 minutos - Exibição digital 
Direção: Victor Sjöström 

A história de uma mulher chamada Letty (Lillian Gish), que vive no Leste da Virgínia e se muda para o Oeste do Texas, para viver na fazenda de seu primo Beverly em Sweet Water. Mas, desde o caminho, ela é constantemente incomodada pelo vento, que sopra sem parar. E quando ela, mesmo sem querer, parece atrapalhar a relação entre o primo e a esposa, sua situação ficará ainda mais intolerável.

A Concha e o Clérigo - La Coquille et Le Clergyman - França, 1928, 40 minutos
Direção: Germaine Dulac - Exibição digital

Germaine Dulac esforçou-se para procurar na ação do roteiro de Antonin Artaud os pontos harmônicos, ligando-os entre si por ritmos estudados e compostos. Existem duas séries de ritmo. O ritmo da imagem e o ritmo das imagens, ou seja, um gesto deve ter um comprimento correspondente ao valor harmônico da expressão e depender do ritmo que precede ou prossegue: ritmo na imagem. Em seguida ritmo das imagens: montagem da várias harmonias.

Braza Dormida - Brasil, 1928, 97 minutos
Direção: Humberto Mauro - Exibição digital

O jovem Luís Soares é mandado pelo pai industrial para o Rio de Janeiro para estudar. Na cidade grande, Luís gasta toda a mesada e abandona os estudos. Consegue emprego como gerente de uma usina no interior e se apaixona pela filha do proprietário. Enciumado, o ex-gerente escreve cartas anônimas ao dono da usina revelando o namoro de sua filha com Luís.

A Montanha do Tesouro - Zvenigora - União Soviética, 1928, 93 minutos
Direção: Aleksandr Dovjenko - Exibição digital

A lenda sobre um tesouro enterrado na montanha de Zvenigora é a linha condutora de um complexo enredo sobre a história, o folclore e as belezas naturais da Ucrânia. Marcado pelo experimentalismo típico da vanguarda soviética, este filme de fotografia fascinante é ao mesmo tempo um elogio ao inevitável processo de industrialização ucraniana e um forte ataque ao Ocidente capitalista.

A Turba - The Crowd - Estados Unidos, 1928, 104 minutos
Direção: King Vidor - Exibição digital

Nascido em quatro de julho de 1900, John Sims (James Murray) perde o pai precocemente e vai tentar a vida em Nova York. Operário de uma fábrica, ele se apaixona por Mary (Eleanor Boardman), com quem se casa sonhando com um belo futuro. No entanto, cinco anos passam e ele continua no mesmo péssimo emprego, infeliz no casamento e com um casal de filhos.

A Queda da Casa de Usher - La Chute de la Maison Usher - França, 1928, 63 minutos
Direção: Jean Epstein - Exibição digital

O Lorde Roderick Usher vive numa casa perdida no meio dos lagos, evitada pela população da vila próxima. Ele está muito preocupado com a saúde da esposa Madeleine. Usher envia uma carta a um velho amigo, que vai visitá-lo neste lugar carregado de angústia e o encontra pintando com obstinação o retrato da mulher. Baseado no conto clássico de Edgar Allan Poe, com adaptação do surrealista Luis Buñuel.

Solidão - Lonesome - Estados Unidos, 1928, 70 minutos
Direção: Pál Fejös - Exibição em HD

Duas pessoas solitárias em uma cidade grande se conhecem num parque de diversões. Será que eles se verão novamente?

Horários e sessões 

Sábado, 13
14h – O Circo 
16h – Novos Horizontes + debate
20h – A Paixão de Joana d'Arc 

Domingo, 14
14h – O Homem das Novidades 
16h – Vento e Areia 
18h – Premiados na Mostra Gaúcha de Gramado 1 + debate 
20h - Premiados na Mostra Gaúcha de Gramado 2 + debate

Segunda-feira, 15
19h30 – Djon África + debate

Terça-feira, 16
14h – Braza Dormida
16h – Um Dia
18h – Solidão
20h – A Concha e o Clérigo + A Queda da Casa de Usher 

Quarta-feira, 17
14h – O Circo 
16h – Um Dia
18h – A Montanha do Tesouro
20h – A Turba 

Quinta-feira, 18
14h – Vento e Areia
16h – Um Dia
18h – A Paixão de Joana d'Arc
20h – Solidão 

Sexta-feira, 19
14h – A Turba
16h – Um Dia
18h – O Homem das Novidades
19h30 – Projeto Raros (Trás-os-Montes, de António Reis e Margarida Cordeiro)

Sábado, 20
14h – Um Dia
15h40 – Yonlu
18h – Bancando o Águia + debate sobre a preservação dos cinemas de rua

Domingo, 21 
14h – A Concha e o Clérigo + A Queda da Casa de Usher
16h – Um Dia
18h – Pré-estreia de Música Para Quando as Luzes se Apagam

Terça-feira, 23
14h – A Turba 
16h – Um Dia
18h – Solidão
20h – Braza Dormida 

Quarta-feira, 24
14h – O Circo 
16h – Um Dia
18h – A Paixão de Joana d'Arc  
20h – A Montanha do Tesouro  

 

  

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes