Porto Alegre Em Cena anuncia Alice Urbim como madrinha

18/06/2019 17:31
Juliana Alabarse/Creative Fotografia
CULTURA
Alice é jornalista com vasta experiência em Comunicação e atua como gerente de programação na RBS TV

SeloO 26º Porto Alegre em Cena já tem uma madrinha: Alice Urbim. Com vasta experiência no mercado da comunicação, Alice é jornalista e atua como gerente de programação na RBS TV, desde 2010. Também foi responsável pela produção e implantação de programas do Canal Rural e da TVCOM. Coordenou e produziu peças teatrais, shows e longas-metragens em Porto Alegre.

No segmento acadêmico, atuou como professora universitária na Faculdade de Comunicação da PUCRS (Famecos). Em televisão, transitou também pela gerência executiva, chefia de reportagem, edição e direção. Na Rede Globo, foi gerente de produção da minissérie Incidente em Antares, de Paulo José. Em 2003, fez o Curso Prático de Documentário com o cineasta Otávio Cortazar, na Escola de Cine e TV, em Cuba, onde produziu o documentário Tarekos.

Em 2004, Alice recebeu da Federasul o prêmio Líderes e Vencedores, na categoria Cultura, e em 2014, o Prêmio Globo de Programação de Gestor Destaque, da Rede Globo. De 2004 a 2014, foi coordenadora nacional no Brasil do Input - International Public Television. Na RBS TV, foi responsável pela área de entretenimento, de 1999 a 2013, e na TVCOM, de 2004 a 2010.

A escolha para o posto é sempre um grande desafio aos organizadores do Porto Alegre Em Cena, que buscam não somente personalidades e trajetórias marcantes, como também pessoas que compartilhem o amor e a entrega às artes e à cultura. “Pensar numa pessoa que participe de tudo, que ajude com seu trabalho, com sua presença, com seu olhar, não é fácil. Na hora, abri um sorriso de certeza de que era a pessoa certa para nos acompanhar este ano”, celebra Fernando Zugno, coordenador-geral do Em Cena e amigo de Alice.

Precedida pela escritora Anna Mariano na edição passada, Alice foi escolhida por seu olhar certeiro. Membro das reuniões do Prêmio Braskem em Cena, ela cativa pela personalidade forte e ética. “Conforme fomos nos aproximando, fui descobrindo – bem assim, no gerúndio, aos poucos - seu humor maravilhoso, e ficamos cada vez mais próximos. Aquele olhar profundo que me chama de jeito e, quando vejo, estamos discutindo sobre arte, teatro, jornalismo e política. Sobre o que será que será de nós? Que honra poder tê-la por perto, presente no festival, nos ajudando a pensar e fazê-lo acontecer”, diz Zugno.

O Porto Alegre em Cena é uma realização da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, e do governo federal, através do Ministério da Cidadania e da Secretaria Especial da Cultura. O festival conta com financiamento do Pró-Cultura RS, mecanismo de incentivo da Secretaria de Estado da Cultura.

Cleber Saydelles

Andrea Brasil