Prefeitura assina autorização para realização da Feira do Livro

25/09/2018 15:40
Jefferson Bernardes/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito destacou o papel do Escritório de Eventos para utilização dos espaços públicos da Capital
Foi assinado nesta terça-feira, 25, o termo de autorização para realização da 64ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. O ato é resultado da união de esforços das secretarias municipais para alterar o decreto de criação do Escritório de Eventos e deixar claras as regras para utilização dos espaço públicos da Capital. Segundo o prefeito Nelson Marchezan Júnior, o documento é um legado para as próximas edições deste e de outros acontecimentos da cidade. “Antes, os eventos aconteciam em Porto Alegre sem que todas as secretarias interessadas ficassem sabendo. Agora, todas as demandas tramitam pelo mesmo caminho e esta regulamentação nos traz segurança jurídica e dá às entidades maior estabilidade para realizarem as feiras e eventos independentemente de vontades ideológicas dos gestores”, disse.

A Feira do Livro de Porto Alegre é considerada desde 2010 Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade. A edição de 2018 acontece de 1º a 18 de novembro na tradicional Praça da Alfândega. Para o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, o ato marca o reconhecimento municipal sobre a importância do evento. “Este é o fruto da união de esforços da prefeitura para que este símbolo da literatura gaúcha continue acontecendo em nossa cidade”, completou. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Leandro de Lemos destacou que todo o processo gerou aprendizado. “ Estes movimentos, que parecem simples, são os mais desafiadores. O próximo desafio é tornar a Feira do Livro ainda maior e com mais envolvimento da prefeitura”, disse.

O decreto estabelece as regras para autorização de atividades em áreas de uso coletivo visando a melhor utilização dos parques e praças e torna isento de compensação atividades ou eventos que estejam classificados como bem cultural de natureza imaterial, registrado no Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, como é o caso da Feira. O coordenador do Livro e Literatura da secretaria municipal da Cultura, Sergius Gonzaga, lembrou da importância dos livros. “O livro representa o que é essencial para a sociedade. Se os livros desaparecessem, o que sobraria da humanidade?”, questionou o escritor. O presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Isatir Antonio Bottin Filho, agradeceu à prefeitura pelo empenho em resolver os impasses para realização da feira. “Nosso papel é o de difundir a leitura e, graças aos esforços, vamos conseguir cumprir nosso objetivo”, completou.

Também participaram do evento o vice-prefeito Gustavo Paim, o secretário de Comunicação Social Orestes de Andrade Júnior, o representante da Câmara de Vereadores Moises Barbosa, o Cônsul Honorário da República Tcheca no RS Fernando Lorenz de Azevedo, o escritor Luis Coronel, o procurador-adjunto Nelson Marisco e representantes da Câmara Rio-grandense do Livro.

Fabiana Kloeckner