Público tem até domingo para ver de perto Laçador em Porto Alegre

29/03/2019 08:33
Joel Vargas/PMPA
EXECUTIVO
"É uma alegria muito grande a aproximação com este símbolo", disse o prefeito

O símbolo maior da Capital, a Estátua do Laçador, já pode ser visitado de uma maneira especial. O público ganhou uma plataforma de andaime, que permite chegar muito próximo ao monumento e identificar detalhes difíceis de serem vistos à distância. A abertura oficial da visitação foi na tarde dessa quinta-feira, 28, com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior e do vice-prefeito Gustavo Paim. O prefeito agradeceu aos parceiros que proporcionaram este presente no aniversário da cidade: “É uma alegria muito grande a aproximação com este símbolo que representa as tradições da nossa população”. 

 

A visitação pode ser feita até domingo, 31, das 10h às 17h. A iniciativa é da Secretaria Municipal da Cultura, com apoio da JOG Engenharia de Andaimes, ESTAQ Sondagens e Fundações e FIDA Calcário e Argamassas. O secretário de Cultura Luciano Alabarse destacou a iniciativa. “É uma ação que reúne patrimônio e memória da cidade e que a população poderá desfrutar”. Dario Bastos, falou em nome dos patrocinadores da intervenção. “Temos orgulho em poder contribuir com a sociedade e a gestão pública de alguma maneira”, ressaltou. 

A neta do escultor da obra, Antônio Caringi, Antonella Caringi e os filhos do tradicionalista Paixão Cortes, que serviu de modelo para a estátua, Carlos e Ana Paixão Cortes também participaram do evento. Para Antonela, esta é mais uma possibilidade de manter viva a memória do avô. Carlos Paixão Cortes destacou a importância do pai dele para a cultura gaúcha. 

“Graças a ele e também a este monumento, o Rio Grande do Sul é reconhecido em todo o país e até no mundo”, frisou. 

Além da estrutura em torno do Laçador, foi montada uma cobertura provisória, com bancos, banheiros químicos e food trucks, sem custos para os cofres públicos do município. Uma equipe da Secretaria Municipal da Cultura estará no local para falar sobre a história do monumento e o processo de restauração do Laçador, que começará em breve. O Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon) é responsável pelo projeto de restauro. 

História - O Laçador foi modelado por Antônio Caringi em 1954, tendo como modelo o folclorista Paixão Côrtes (falecido em 27 de agosto de 2018), e venceu um concurso para escolha do Símbolo do Gaúcho. Naquele mesmo ano, a escultura em gesso também foi apresentada na cidade de São Paulo, em exposição internacional. Somente em 20 de setembro de 1958, já fundido em bronze, o Laçador foi inaugurado no extinto Largo do Bombeiro, no início da avenida Farrapos, à entrada de Porto Alegre. Em 1992, por lei municipal, a estátua foi declarada Símbolo Oficial de Porto Alegre. Em 2007, foi transferida para onde está atualmente, próximo ao Aeroporto Salgado Filho, e instalada em uma estrutura elevada. O local é conhecido como "Sítio do Laçador".

Também participaram do evento o secretário de comunicação Orestes de Andrade Júnior, o coordenador da memória cultural da secretaria de Cultura José Francisco Alves, os vice-presidentes do Sinduscon Zalmir Chwartzmann e José Luis Lomando, o diretor da Staq Sondagens e Fundações Norton Quites e o Gerente da Fida Calcário e Argamassa João Gabriel Cioccari.

 

Elisandra Borba

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes