Via Sacra no Morro da Cruz celebra a Sexta Feira Santa

19/04/2019 20:40
Cesar Lopes / PMPA
Mais de 10 mil fiéis participaram da procissão na zona Leste da cidade

A Sexta-Feira Santa foi celebrada com a 60ª edição da Paixão de Cristo no Morro da Cruz. Segundo a organização do evento, mais de 10 mil fiéis participaram da procissão que percorreu 1,5 quilômetro, partindo do Santuário São José de Murialdo até o alto do Morro, onde ocorreu a encenação da crucificação e ressureição de Jesus Cristo. (fotos)

Dirigindo o Auto da Fé há 25 anos, Camilo de Lélis apresentou novidades na montagem. ‘Nesse ano utilizamos pela primeira vez a tradicional cruz de ferro do topo do Morro, símbolo da comunidade, na encenação, que é um evento social, religioso e também amoroso”, comentou o diretor.

A Paixão de Cristo do Morro da Cruz contou com uma equipe de 135 figurantes e técnicos, que incluiu moradores da zona Leste, agentes culturais e artistas. No elenco o vereador Aldacir Oliboni, que interpreta Jesus Cristo há 40 anos; Danny Griss, no papel de Rei Herodes; Renata de Lélis  como Salomé; Jairo Klein como Pôncio Pilatos; Denizele Cardoso como Nossa Senhora Aparecida; Joana Cambeses como Maria; Mariana Marmontel estreando como Verônica; o músico Eduardo Nascimento, especialmente convidado para o papel de São Pedro; e Sirmar Antunes, como narrador.  Também participou o  tenor do Coral da Ospa, Darcilio Eduardo Messias, cantando o Hino da Campanha da Fraternidade de 2019. O fundador da procissão, o padre Ângelo Costa, foi homenageado no evento.

O Secretário da Cultura de Porto Alegre, Luciano Alabarse, elogiou a montagem, um dos mais tradicionais eventos do calendário religioso da Capital. “Um espetáculo grandioso e emocionante, onde a população sobe ao topo do Morro da Cruz, tendo a oportunidade de ver a cidade por um outro ângulo. Esse evento belíssimo foi realizado com o empenho do Camilo de Lélis, que contou com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Cia Zaffari e Panvel, contribuições importantíssimas para a cultura de Porto Alegre”, comenta Alabarse.

A Paixão de Cristo teve realização da Cia. Face & Carretos, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, Sistema Pró-Cultura-RS e patrocínio da Cia. Zaffari e Panvel. Apoio da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com o Santuário São José de Murialdo.

Paulo Beccon

Gilmar Martins