Seminário debate patrimônio cultural, com foco nos monumentos

21/08/2019 09:01
Equipe Consultora Magadan y Asoc/Arquiv
Seminário debate patrimônio cultural, com foco nos monumentos
Arquiteto argentino Marcelo Madagán será um dos participantes do seminário
O Seminário Arte e Monumentos como Patrimônio Cultural abre nesta quarta-feira, 21, às 14h, no Auditório Senac Gestão e Negócios (Shopping Total, avenida Cristóvão Colombo, 545, bairro Floresta). O evento, que será realizado também na quinta-feira, 22, faz parte da programação da Semana do Patrimônio Histórico. 
 
O encontro terá palestrantes da Argentina, São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre (veja programação completa abaixo). No segundo dia, as atividades serão realizadas no auditório do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs). Serão entregues certificados somente para participantes presentes nos dois dias do seminário.
 
Programação 
Quarta-feira, 21 (1º dia)
Local: área de eventos do Shopping Total, junto às escadas rolantes, térreo.
14h - Apresentação/abertura
14h30 - Arquiteto Marcelo Magadán (Argentina) - A Restauração da Pirâmide de Maio
16h - Giselle Beiguelman (Faculdade de Arquitetura da USP) - Memória da Amnésia: políticas do esquecimento. http://www.desvirtual.com/mda/
17h - Fábio Pinto da Silva (Ufrgs) - Tecnologias 3D: a experiência do Laboratório de Design e Seleção de Materiais/Ufrgs na preservação do patrimônio cultural
18h - Lançamento do livro Memória da Amnésia: políticas do esquecimento, de Giselle Beiguelman, SP: Edições Sesc, 2019. 
 
Quinta-feira, 22 (2º dia)
Horário: 14h 
Local: auditório do Margs - Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega s/nº, Centro Histórico).
14h - Verônica Di Benedetti (Restauradora, Porto Alegre) - O Projeto La Scuola Adotta un Monumento, da Fondazione Napoli Novantanove.
15h30 - Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho (Curso de Restauro, UFPEL) - A memória dos que não lembram mais: preservação da arte funerária de Porto Alegre.
16h30 - César Floriano (UFSC, Florianópolis) - A inserção de Arte Pública em sítio histórico
Semana do Patrimônio Cultural
Realização - Coordenação da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura.
Parceiros - Secretaria de Estado da Cultura, Shopping Total e Casa Memória e Cultura Unimed Federação RS
Participação - Museu de Porto Alegre, Arquivo Histórico de Porto Alegre, Centro de Pesquisa Histórica, Equipe do Patrimônio Histórico, Coordenação de Artes Plásticas, Pinacotecas Municipais, Cinemateca Capitólio Petrobras, Conselho Municipal do Idoso, Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade.
Apoio - Instituto Unimed, Memorial do RS, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Hotel Praça da Matriz, Museu Júlio de Castilhos, Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da Ufrgs, Museu da Ufrgs, Laboratório de Design e Seleção de Materiais da Ufrgs, Senac e Fecomércio-RS, Cúria e Catedral Metropolitana, Solar dos Câmara/Assembleia Legislativa e Associação Vitório Fabião. 

  

 

Cleber Saydelles

Taís Dimer Dihl