Sessões Malditas trazem diversidade ao Porto Alegre em Cena

13/09/2019 08:52

seloAs Sessões Malditas 2019 trarão diversidade, representatividade e muito bom humor no 26° Porto Alegre em Cena. As apresentações, todas com entrada gratuita, ocorrerão nos dias 13, 14, 19, 20 e 21 de setembro, sempre a partir das 23h59, no Centro Municipal de Cultura (av. Erico Verissimo, 307). A programação será composta pelas seguintes atrações: Sincrética Noite (dia 13/09); Duas Sem Filtro (dia 14/09); Coletivo O Bronx (dia 19/09); Rainhas da Noite (dia 20/09); Cecé Pássaro – Centelhas Que Eu Vejo Brotar (dia 21/09). 

Programação completa

Sincrética Noite, dia 13 de setembro, a partir das 23h59, no Centro Municipal de Cultura
(Entrada franca)
O Grupo Caixa-Preta – um dos pioneiros do moderno teatro negro brasileiro – apresenta cenas de Hamlet Sincrético, espetáculo que faz uma releitura envolvente de uma das mais conhecidas obras de Shakespeare. Esse espetáculo estreou no 12º Porto Alegre em Cena, foi premiado pelo Prêmio Açorianos (2005) e também recebeu o Prêmio Florêncio de Melhor Espetáculo Estrangeiro pela Associação de Críticos do Uruguai (2007). E, para completar a festa, o grupo ainda apresenta músicas e esquetes diversas de outros espetáculos.

Ficha técnica
Direção: Jessé Oliveira / Intérpretes: Juliano Barros, Vera Lopes, Marcelo de Paula, Glau Barros, Eder Rosa Juguero, Adriana Rodrigues, Wagner Madeira e Jessé Oliveira / Duração: 60 min / Recomendação etária: 16 anos

Duas Sem Filtro, dia 14 de setembro, a partir das 23h59, no Centro Municipal de Cultura
(Entrada franca)
O show é uma ode à liberdade e à diversão, em que não há espaço para repressão e acolhe e legitima todas as formas de arte. Em cena, os dois prolíficos artistas Heinz Limaverde – ator e performer da noite LGBT – e Madblush – cantor e compositor da nova música pop nacional – unem-se para combater a violência e o retrocesso com vigorosas doses de arte. Misturando os repertórios dos artistas, a ideia é apresentar muita música, arrebatando o público com humor, batidas dançantes e poesia.

Ficha técnica
Concepção e Interpretação: Heinz Limaverde e Madblush / Iluminação: Ander Belotto / Produção: Diego Nardi / Duração: 100 min / Recomendação etária: 14 anos

Coletivo O Bronx, dia 19 de setembro, a partir das 23h59, no Centro Municipal de Cultura
(Entrada franca)
Criado em 2016, o coletivo de jovens porto-alegrenses vem propondo uma reflexão sobre a negritude e os seus entornos por meio da representatividade. A festa O Bronx acontece mensalmente em diferentes locações do Centro de Porto Alegre e, em todas as suas edições, corpos livres, negros e empoderados transitam pelo rolê. O objetivo do coletivo é proporcionar um espaço que não existia na cidade, uma festa de cultura negra, utilizando-se de ritmos musicais como o hip hop, rap, trap, R&B e funk e voltada para o público periférico e LGBT, tudo em um só lugar. A Bronx cria um movimento visual por meio de editoriais, vídeos, e registros da festa, protagonizados pelo público.

Line Up:
90s Hustla (Rhuan Santos)
Ccocoa Mami (Clara Soares)
Recomendação etária: 16 anos

Rainhas da Noite, dia 20 de setembro, a partir das 23h59, no Centro Municipal de Cultura
(Entrada franca)
No melhor estilo Teatro de Revista, Gloria Crystal, Everton Barreto e Lauro Ramalho sobem ao palco em comemoração aos seus trinta anos de carreira artística. A versatilidade e empatia dos três performers são a marca registrada deste espetáculo que une humor, ousadia e irreverência. As corporeidades passam para além do ato artístico e são como uma chave para compreender as relações de gênero que vivenciamos e as diferentes utilizações de corpos femininos e masculinos no teatro. Glória, Cibele e Laurita já trabalharam juntas em quatro espetáculos dirigidos por Zé Adão Barbosa e, neste novo projeto, apresentam esquetes e cenas curtas intercaladas com canções em homenagem a cantoras nacionais e internacionais.

Ficha técnica
Roteiro, direção e atuação: Gloria Crystal, Everton Barreto e Lauro Ramalho / Cenografia e figurino: o grupo / Iluminação: Ricardo Vivian / Trilha Pesquisada e Operação de Som: Felipe Zancanaro / Maquiagem: Sil Gollmann / Fotos e material gráfico: Gerson Roldo / Produção e assessoria de imprensa: Lauro Ramalho / Realização: Cia. de Teatro Ridículo / Duração: 60 min / Recomendação etária: 16 anos.

Cecé Pássaro – Centelha Que Eu Vejo Brotar, dia 21 de setembro, a partir das 23h59, no Centro Municipal de cultura
(Entrada franca)
Cecé Pássaro – acompanhado pelos músicos Rubens Baggio Lima, Luka de Lima, Rafael Pavão, Naum Gallo e André Paz – canta sua história como poeta queer e lança luz sobre as sombras, brincando com os limites entre o sagrado e o profano. O espetáculo nasce do encontro entre Cecé, ser humano poético, queer e urbano, e o pássaro, que representa a força ancestral, elemental e onírica da natureza. Desta espécie de piracema artística resulta um transbordamento de amor e alegria como forma de resistência aos artifícios da ordem imposta, um grito pelos direitos à vida e ao amor.

Ficha técnica
Direção: Airton Gregório e Cecé Pássaro / Produção: Airton Gregório / Banda: Cecé Pássaro (voz e composição), Rubens Baggio Lima (bateria), Luka de Lima (guitarra), Rafael Pavão (percussão) e Naum Gallo (baixo) / Som: André Paz / Trilha sonora: Naum Gallo e André Paz / Cenografia: Jorge Gil / Iluminação: Kevin Brezolin / Figurino: Guilherme Gonçalves / Duração: 71min / Recomendação etária: 12 anos.

O 26º Porto Alegre em Cena é apresentado pelo Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial da Cultura, Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura, Braskem e Banco Itaú. Conta com patrocínio de Panvel Farmácias. Tem apoio cultural de Porto Alegre Airport, administrado pela Fraport Brasil, Theatro São Pedro, Vitlog, PUCRS e Sesc - Sistema Fecomércio. O apoio institucional é de Grupo RBS e TVE FM Cultura. Primeira Fila Produções e Leão Produções são as agentes culturais. O projeto é financiado pelo Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.     

Porto Alegre em Cena

Veja aqui a relação completa de espetáculos
Veja aqui a programação paralela 

 

Cleber Saydelles

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes