Start.edu recebeu inscrições de 28 startups de educação

Manoelle Duarte / Divulgação PMPA
educação
Testes acontecerão em 2019, mediante assinatura de acordo de cooperação

A Diretoria de Parcerias da Secretaria Municipal de Educação (Smed) recebeu a inscrição de 28 startups interessadas em participar do Start.Edu, programa para a busca de soluções inovadoras para serem desenvolvidas junto à rede municipal de ensino. O edital de chamamento público conta com a parceria da Aliança para Inovação de Porto Alegre, formada por Universidade Federal do Rio grande do Sul (Ufrgs), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

A Smed recebeu propostas das empresas Proesc.com, Aondê Educacional, TecZelt, Me Salva!, Data Science Brigade, Mira Educação, Maven Inventing Solutions, Triider, Jetta Educa, Resting Mind, RPA Expert, Sabia, Edufy App, Starlearning, Impare Educação, Portifólio Digital, Resting Mind, Organização Multidisciplinar de Saúde Aplicada, Hat Inc., ThinkTech, MeEduca, Ptolomeu, Embria, Silver Shark Solutions Consultoria em Negócios Ltda., BringUp, DNA Conteúdo Digital, É Original e Telesapp.net.

No edital, a Smed propôs 20 desafios para os quais os empreendedores apresentaram suas soluções, alocadas em três dimensões: Promoção da Aprendizagem, Gestão Escolar e Gestão das Aulas e Melhoria dos Serviços Públicos na Educação. A participação foi aberta a pessoas jurídicas de direito privado conceituadas como startups e inscritas no CNPJ/MF há mais de um ano a contar da publicação do edital.

“A inscrição de várias startups superou as nossas expectativas e mostra que há muita disposição da sociedade civil para propor soluções inovadoras para a área da educação”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito. “É importantíssimo aproximar as startups do poder público. Elas poderão contribuir muito com a aprendizagem dos alunos, com a gestão das escolas e das aulas. O número expressivo de inscritos comprova o quanto a educação é um campo fértil para novas soluções”, comemora o diretor de Parcerias da Smed, Paulo Renato Ardenghi.

Os projetos inscritos serão agora avaliados em aspectos como relevância pública, inovação, viabilidade técnica de implementação, capacidade de implementação em grande escala, criatividade e singularidade, entre outros. A comissão de seleção das propostas é formada por representantes da Smed, da Aliança para a Inovação de Porto Alegre, da Associação Gaúcha de Startups (AGS), do Sistema de Habitats de Inovação - poa.hub da prefeitura, da empresa NoOne e da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). A relação dos finalistas deverá ser divulgada no dia 27 de setembro.

O programa não prevê transferência de recursos. Como contrapartida, as startups que tiverem suas propostas selecionadas poderão usufruir de espaços para testar as soluções. Dessa forma, as universidades, parques tecnológicas e incubadoras agregarão sua infraestrutura e expertise na implementação, acompanhamento e mensuração dos resultados. Antes da convocação para os testes, haverá o pitch (apresentação direta) das soluções. Os testes deverão ocorrer em 2019, mediante assinatura de acordo de cooperação técnica.

O Start.Edu foi lançado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior no dia 7 de agosto, no Crialab - Tecnopuc, juntamente com o secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito.

Leia mais: Prefeito lança desafio para inovação no Tecnopuc

Denise Righi