Visitação ao Laçador na Semana de Porto Alegre

03/03/2019 08:30
Arte: JOG Engenharia de Andaimes/Divulgação/SMC PMPA
CULTURA
Visitações serão realizadas das 9h às 12h e das 14h às 18h

Na Semana de Porto Alegre, a população terá a oportunidade de ver bem de perto um dos principais monumentos do Rio Grande do Sul: a estátua do Laçador. Obra mais importante do escultor Antônio Caringi, ela será exposta com uma estrutura de andaime em seu entorno. O público poderá subir para observar o símbolo oficial da Capital.

A atividade, uma iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura, com apoio da JOG Engenharia de Andaimes, integra a programação da Semana de Porto Alegre, que ocorre entre os dias 21 e 30 de março. As visitações serão realizadas das 9h às 12h e das 14h às 18h. 

Além do andaime que cercará o Laçador, localizado próximo ao antigo terminal do Aeroporto Salgado Filho, no bairro São João, será montada uma estrutura com cobertura provisória, bancos, banheiros químicos e food trucks, sem custos para os cofres públicos do município. 

Uma equipe da Secretaria Municipal da Cultura estará no local para falar sobre a história do monumento e o processo de restauração do Laçador, que começará em breve. O Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon) é responsável pelo projeto de restauro.         

História do monumento - O Laçador foi modelado por Antônio Caringi em 1954, tendo como modelo o folclorista Paixão Côrtes, e venceu um concurso com o objetivo de ser o Símbolodo Gaúcho. Naquele ano, em exposição internacional, a escultura em gesso foi apresentada na Cidade de São Paulo. 

Somente em 20 de setembro de 1958, já fundido em bronze, o Laçador foi inaugurado no local original, no extinto Largo do Bombeiro. Em 1992, por Lei Municipal, a estátua foi declarada Símbolo Oficial de Porto Alegre.

Em 2007, a obra foi transferida para onde se encontra atualmente, o "Sítio do Laçador", e foi instalada em uma estrutura elevada, que a deixou distante para quem visita o local.

 

Paulo Beccon

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes