Ação integrada apreende produtos sem procedência

16/10/2018 17:03

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), a Guarda Municipal, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Brigada Militar atuaram integradas em operação para o combate ao comércio ilegal nesta terça-feira, 16. Pela manhã, a ação de fiscalização foi realizada no entorno do Aeroporto Salgado Filho. Na tarde, a operação de retomada do Centro Histórico ocorreu nas imediações da avenida Júlio de Castilhos.  No total, 70 volumes com itens sem procedência foram apreendidos.

O diretor de Promoção Econômica, Luis Antônio Steglich, ressalta que a população precisa saber a origem dos produtos, até mesmo para evitar riscos à saúde. “A maior dificuldade é o consumidor não ter a plena noção do risco que está correndo na aquisição de produtos falsos, não certificados, ilegais e proibidos. Pedimos ao consumidor que sempre solicite o alvará". Steglich reconhece as dificuldades na economia e na obtenção de empregos que geram a informalidade. "Temos encaminhado, quem nos procura, ao Sine Municipal. Sabemos que muita coisa se esconde acobertada pela informalidade". Esclarecimento de dúvidas e denúncias de irregularidades podem ser realizadas pelo número 156.

Fiscalização - A Divisão de Fiscalização da Diretoria de Promoção Econômica, órgão vinculado à SMDE, atua na regularidade das atividades comerciais, industriais, prestação de serviços e ambulantes. Além da fiscalização rotineira em toda a cidade, opera por demanda de outros órgãos ou por solicitação dos cidadãos por meio de denúncia. A licença para atividades ambulantes deve ser solicitada na Seção de Licenciamento de Atividades Ambulantes, localizada na Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa. Informações por meio do fone (51) 3289-4705 ou no email alvara@portoalegre.rs.gov.br. Reclamações e denúncias podem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo e-mail 156@falaportoalegre.com.br.

Gilmar Martins