Aulão de Judô marca segundo dia do Porto Orla Acessível

Maria Ana Krack/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Cerca de 20 pessoas participaram da atividade
Cerca de 20 pessoas com deficiência (PCDs) participaram, na tarde desta quarta-feira, 4, de uma aula de judô gratuita com o Sensei Barrio, faixa preta de judô 1 Dan, da Associação Judoísta do Rio Grande do Sul (Ajurgs), no Espaço Arena. Com o tema voltado às Paraolimpíadas de Tóquio em 2020, serão realizados na Arena aulões com mestres e atletas paraolímpicos do Estado nas modalidades de judô, esgrima, bocha, xadrez e skate, além do 2º Campeonato de Slalom em cadeira de rodas.

As atividades compõem a programação da 2ª edição do Porto Orla Acessível, que ocorre até sábado, 7, na Orla Moacyr Scliar. “O esporte tem esse poder agregador. Aqui dentro do tatame não existe diferença. A única diferença é a cor da faixa, mas aqui são todos iguais”, diz Barrio, judoca há 20 anos.

Dentre as atividades do evento, a população pode participar de uma vivência/circuito no papel de pessoa com deficiência, chamada Espaço Sensorial, onde irá percorrer um trajeto construído e delimitado com os olhos vendados e em cadeira de rodas.

O evento é promovido pela Diretoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT/RS) e com apoio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria Municipal de Relações Institucionais (SMRI/POA Solidária).

São apoiadores da 2ª edição do Porto Orla acessível: AB Consultoria, Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs), Instituto Acessibilizar, Associação Gaúcha de Distrofia Muscular (Agadim), Caminhadores RS, Claus e Vanessa, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdepa), Complex Skate Park, Fierro Acessibilidade, Grêmio Náutico União, Karine Rodrigues e Alexandre Ibarra, Markulino’s Especial Kids, Tonho Crocco por Ultramen, Tri Legal, União de Cegos do Rio Grande do Sul (Ucergs), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Associação Judoística do Rio Grande do Sul (Ajurgs), Associação de Servidores da Área de Segurança, Portadores de Deficiência do Rio Grande do Sul (Asasepode), Bloco do Bronx, Sandrinho Gessé, Puro Asthral, Bruno Schafer, Banda Delorean, Edu Garcya, Empresa Pública de Trânsito e Circulação (EPTC), Esporte +, Studio Dez, Instituto Superação, Tchê Barbaridade, Uni Saúde, Consórcio Viva Sul, Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Dia 5, quinta-feira

14h - Espaço Sensorial
16h - Parquinho acessível
16h - Arena Esgrima/Paranatação (GNU/Esporte+)
16h - Banda Maluco Beleza  (EMEEF Prof. Elyseu Paglioli)
17h - Bloco do Bronx
18h - Karine Rodrigues e Alexandre Ibarra
19h - Puro Astrhral

Lounge Informativo: distribuição de materiais do evento, informativos, informações personalizadas, HQs do MPT e da Turma da Mônica com personagens com deficiência, cartilhas de saúde, balões.

Dia 6, sexta-feira

14h - Espaço Sensorial
16h - Parquinho Acessível
16h - Arena Tênis de Mesa