Copa América movimentou R$ 180 milhões na economia da Capital

05/07/2019 09:28
Joel Vargas / PMPA
COPA AMÉRICA
​ Joel Vargas / PMPA Jogos atraíram um público de mais de 173,4 mil torcedores na Capital ​

A Copa América movimentou pelo menos R$ 180 milhões na economia de Porto Alegre, segundo estimativas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). O valor leva em conta não só a venda de ingressos para os jogos da Arena – que atraíram um público total de 173,4 mil torcedores – , mas também o aumento da movimentação na rede hoteleira, bares e restaurantes e outros serviços associados ao turismo. De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) só a arrecadação de Imposto Sobre Serviços (ISS) referente à venda de ingressos chega a R$ 1,7 milhão.

Na rede hoteleira, a taxa média de ocupação foi de quase 100% nos dias de jogos, conforme o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha). A exceção foi o primeiro jogo, entre Venezuela e Peru, que registrou uma média de pouco mais de 45%. O público em geral foi de grupos de torcedores ou famílias – que ficaram na cidade durante um dia e meio, na média. O setor também relatou alta na movimentação turística em feriados e finais de semana. Geralmente, esses períodos são de baixa ocupação. Com os jogos da Copa América, porém, a procura cresceu de forma significativa. O mesmo efeito foi sentido no setor da gastronomia, que obteve grande movimentação no entorno da Arena e nos bares da Capital. 

No total, aproximadamente cinco mil turistas procuraram os Centros de Informações Turísticas (CITs) disponibilizados pelo Escritório de Turismo. No Parque Farroupilha, o acampamento acolheu pelo menos 150 pessoas em tendas, barracas, trailers e motorhomes. Já o City Tour Linha Turismo, que proporciona passeios a bordo de ônibus panorâmicos, recebeu mais de 2,9 mil turistas no período da competição. 

“Porto Alegre já havia demonstrado seu potencial para receber bem os turistas durante a Copa de 2014”, lembra o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade.  Agora, acrescenta, foi a vez de confirmar essa vocação com uma ampla rede de serviços que garantiram uma boa experiência a quem se dispõe a vir até aqui para acompanhar a sua seleção. “A Copa América gerou ótimos resultados para a cidade e temos potencial para explorar muito mais nos próximos eventos”, declara o secretário.

Um dos pontos de movimentação foi a Arena N°1 Brahma, que exibiu os jogos do Brasil em um telão armado no Anfiteatro Pôr do Sol. Segundo os organizadores, o espaço recebeu uma média de 8 mil torcedores por partida. E a expectativa é de um público ainda maior na tarde deste domingo, 7, quando haverá a exibição da final entre Brasil e Peru. 

“Eventos como este projetam Porto Alegre para o mundo, gerando emprego e renda. Atraem turistas e movimentam uma série de serviços que repercutem em toda a cidade, inclusive entre aqueles que não acompanham os jogos”, explica o diretor de Turismo e Eventos da SMDE, Leandro Balardin.

 

 

Letícia Santana

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes