Desenvolvimento Econômico coordena painel sobre ações da Capital para a Copa América

03/05/2019 17:26
Joel Vargas/PMPA
EXECUTIVO
Porto Alegre receberá cinco partidas na Arena do Grêmio

Foi realizado nesta sexta-feira, 3, o fórum preparatório para a Copa América 2019. O objetivo do encontro foi apresentar ações e promover o alinhamento dos agentes públicos envolvidos na preparação da Capital para acolher o evento. 

O fórum – cuja abertura contou com a presença do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e da prefeita em exercício Mônica Leal, além de secretários estaduais e municipais, autoridades da área de segurança e representantes do corpo consular – prosseguiu ao longo de todo o dia. Entidades das três esferas de governo expuseram as ações previstas para o cumprimento de suas responsabilidades quanto à realização dos jogos da Copa América em Porto Alegre, visando a máxima integração entre os envolvidos no planejamento e na efetividade operacional.

Nesse processo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) atua como articuladora do diálogo entre a prefeitura e a Conmebol, entidade organizadora do torneio. Por isso, coube à pasta conduzir o Comitê Municipal da Copa América 2019 durante o painel referente às ações municipais nas áreas de segurança pública, mobilidade urbana, limpeza urbana, saúde, ações sociais, fiscalizatórias e turismo. 

Coordenada pelo Secretário Adjunto da SMDE, Marcus Klein, a apresentação contou com a participação das secretarias diretamente ligadas à preparação para a Copa América 2019: Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIM), Secretaria Municipal de Segurança Pública/Guarda Municipal (SMSEG/GM), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos / Departamento Municipal de Limpeza Urbana (SMSURB/DMLU) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além da SMDE.

Após a conclusão do fórum, o secretário-adjunto da SMDE ressaltou a importância da preparação da cidade para sediar este evento. “As esferas federal, estadual e o governo municipal estão concentrando seus esforços para garantir que os jogos sejam um momento de celebração, confraternização e lazer para os moradores e visitantes da cidade”, explica. 

Quanto à importância de realizar eventos desse porte, o secretário avaliou que, “a exemplo da Copa do Mundo de 2014, a Copa América deixará um legado de visibilidade para Porto Alegre, atração de turistas e crescimento da economia local”. 

Copa América 2019 – O principal torneio de futebol masculino entre seleções da América do Sul acontece no Brasil entre 14 de junho e 7 de julho de 2019. Os jogos serão disputados em cinco capitais: Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Esta é a quinta ocasião em que o Brasil sedia a competição. E a edição 2019 tem um valor especial: marca os cem anos da primeira Copa América realizada no Brasil. 

Ao todo, Porto Alegre receberá cinco partidas, incluindo-se uma das quartas-de-final e outra da semifinal. Os jogos acontecerão na Arena do Grêmio nos dias 15, 20, 23, 27 de junho e 03 de julho. Na fase de grupos, estarão presentes na Capital as seleções da Venezuela, Peru, Uruguai, Japão, Argentina e Catar. E, se a Seleção Brasileira for a primeira do seu grupo, jogará em Porto Alegre nas quartas, no dia 27 de junho.

Andréa Back

Matheus Beust

Acompanhe a prefeitura nas redes