Dia do Consumidor contabilizou 900 atendimentos em Porto Alegre

18/03/2019 09:02
Maria Ana Krack / PMPA
Procon
Serviços das operadoras de telefonia foram a principal causa das reclamações

Realizado pelo Procon Porto Alegre no dia 15 de março, o mutirão alusivo ao Dia Mundial do Consumidor contabilizou, no Largo Glênio Peres, cerca de 900 atendimentos e orientações a consumidores de diversas cidades gaúchas. "O resultado foi muito positivo, não apenas por conseguirmos reunir diversas entidades e órgãos em torno da iniciativa, mas principalmente pela divulgação dos serviços prestados”, afirmou a diretora executiva do Procon Municipal, Fernanda Borges.

Além do Procon Porto Alegre, participaram do mutirão o Procon- RS, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE-RS), Agência Nacional de Petróleo (ANP), Delegacia Especializada do Consumidor (Decon), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), Secretaria Municipal da Saúde (SMS) por intermédio da Vigilância Sanitária, Inmetro, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Anatel e as operadoras de telefonia Claro, Tim Oi e Vivo, entre outras entidades.

As principais dúvidas e reclamações recebidas no dia trataram sobre a prestação do serviço das operadoras telefônicas. Além do material de orientação distribuído pelas entidades, os servidores e parceiros esclareceram dúvidas sobre os mais variados temas envolvendo relações de consumo. Fernanda Borges, do Procon Municipal, destaca que o evento proporcionou um canal direto de interação com os órgãos reguladores e de fiscalização. "Cada vez mais a população se conscientiza que têm direitos e obrigações. E que buscamos a promoção da harmonia nas relações entre consumidores e fornecedores”, sustenta.

Atendimento - O Procon Porto Alegre é exclusivo para residentes no município, que podem registrar reclamações diretamente pelo site, no atendimento eletrônico ou pessoalmente, na rua dos Andradas, nº 686, térreo, Centro Histórico. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. São distribuídas 80 fichas diárias com atendimento por ordem de chegada. O consumidor também pode agendar atendimento presencial no site, sendo fornecidas 11 senhas diárias. Mais informações na página no Facebook.

Letícia Santana

Gilmar Martins