Evento celebra os 41 anos do Brique da Redenção

22/03/2019 17:47

Um dos pontos turísticos mais queridos dos porto-alegrenses, o Brique da Redenção fará 41 anos nesta terça, 26. Para comemorar o aniversário, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), em parceria com os feirantes do Brique da Redenção, promove uma solenidade junto ao Movimento do Expedicionário, neste domingo, 24, a partir das 11h30. 

Com a presença de autoridades e personagens históricos do Brique, a festa será uma atração a mais para quem circula na região, com apresentações da Banda da Brigada Militar, desfile dos “Dragões da Independência” e exposição de veículos antigos. Na ocasião, os participantes também cantarão “Parabéns a Você” para o Brique e para toda a cidade de Porto Alegre – que completa 247 anos na terça-feira, 26 de março.

Considerado um dos principais atrativos turísticos da capital gaúcha, o Brique chega a receber até 50 mil pessoas a cada domingo. Sua origem vem de um movimento organizado de comerciantes de antiguidades – que, em 1978, promovem o primeiro “mercado das pulgas” na região. Em 1982, os artesãos que comercializavam as suas mercadorias no interior do Parque Farroupilha se incorporaram aos antiquários, acrescentando novos atrativos ao Brique – que ainda receberia uma área para gastronomia e de artes plásticas. Atualmente, o Brique também abriga um variado número de artistas de rua e músicos. 

“Os 41 anos do Brique são motivo de alegria e orgulho para todos nós, porto-alegrenses”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Eduardo Cidade. “Mais do que uma feira ao ar livre, é um atrativo turístico e uma opção de lazer que beneficia o município de diversas formas, inclusive economicamente”, destaca.

 

Andreas Müller

Matheus Beust

Acompanhe a prefeitura nas redes