Feira da Agricultura Familiar ocorre no Largo Glênio Peres

11/12/2018 09:35

A solenidade de abertura oficial da 1ª Feira da Agricultura Familiar (Agrifam) ocorre nesta terça-feira, 11, às 13h, no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico. Promovido pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) com apoio da Coordenação de Promoção Econômica (CPE) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio da Divisão de Fomento Agropecuário (DFA), o evento vai até dia 14, das 8h às 19h. “O público pode trocar experiências com outros agricultores que comercializam seus produtos rurais e artesanais”, afirma o coordenador da DFA, Oscar Pellicioli.

A equipe técnica do Centro Agrícola Demonstrativo (DFA) estará divulgando projetos e atividades que são desenvolvidas e que promovem a capacitação de produtores, como por exemplo, cursos de produção de plantas medicinais, feiras ecológicas, serviço de inspeção de produtos de origem vegetar e animal, entreposto de ovos orgânicos, casa do mel e sala de agroindústrias. O público também poderá conhecer as mais de 50 espécies de plantas que estarão no local e 1200 mudas serão doadas aos visitantes.

Os profissionais do CAD construíram um jardim chamado de “relógio biológico” (espécie de horto em forma de mandala) do corpo humano com ervas para chá e os horários propícios para ingerir, que demostrará a utilidade das plantas medicinais e aromáticas no corpo humano. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promoverá oficinas de compostagem e de separação de resíduos recicláveis, a SMDE terá ação sobre o cultivo de plantas medicinais, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) vai tratar sobre a importância da preservação das áreas verdes e a Secretaria Municipal de Saúde, vai falar sobre a ação do escorpião na agricultura. A Secretaria Municipal de Relações Institucionais (SMRI) também apoia o evento.

As agroindústrias participantes do evento levarão variedades de produtos como: sucos, chocolates, cachaças, peixes, queijos, doces, ovos e chás para degustação. O evento também tem o intuito de aproximar o consumidor do produtor e fomentar a comercialização de alimentos, bem como a renda do setor. Dessa forma, é possível ampliar o acesso aos empreendimentos familiares a mercados, ao realizar novos negócios e expandir o debate sobre os benefícios do segmento na economia do país.

Além dos produtos, a programação do evento oferecerá opções de lazer para toda a família. Os visitantes terão a oportunidade de degustar pratos da culinária regional na “Cozinha Show Interativa”, onde chefs renomados demonstrarão como a agricultura familiar contribui com a alta gastronomia brasileira, e como os visitantes podem utilizar esses produtos no dia a dia. Todos os ingredientes usados estarão disponíveis para a compra.

De acordo com o coordenador da CPE, Luís Antônio Steglich, o objetivo da Agrifam é integrar o agricultor ao mundo da tecnologia e informação para que ele possa melhorar a produtividade de sua produção. Para isso, a feira oferece contato direto com pesquisas e tecnologias em produtos e serviços.

Divisão de Fomento Agropecuário - É o setor da Coordenação de Promoção Econômica (CPE), que trata das diretrizes e projetos voltados ao fomento das atividades agrícolas, pecuárias e agroindustriais, além de eventos como a Festa do Pêssego, a Festa da Uva e da Ameixa, a Feira do Peixe, a Fepoagro e a Mostra Rural em comemoração à Semana do Agricultor. O Centro Agrícola Demonstrativo (CAD) é uma unidade administrativa da Divisão de Fomento Agropecuário e da Gerência de Projetos Especiais da CPE. Em 32 hectares, estão centralizados os diversos projetos e atividades do meio rural. Mais informações por meio do telefone (51) 3289-6723.

Letícia Santana /Supervisão: Rafael Camargo

Denise Righi