Gravada na Capital, "Chuteira Preta" tem pré-lançamento na quarta

24/03/2019 08:41
Accorde Filmes/Divulgação SMDE PMPA
Série Chuteira Preta
Na série, jovem atleta que não consegue mais ter motivação para jogar

seloA Porto Alegre Film Commission apoiou a realização da série “Chuteira Preta”, com pré-lançamento nesta quarta-feira, 27, na Cinemateca Capitólio Petrobras, às 20h30, na semana em que se comemora o aniversário da cidade. O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).

Porto Alegre foi o cenário escolhido para contar a história de um jovem atleta que não consegue mais ter motivação para jogar. Partindo da crise existencial do protagonista, o seriado retrata, de forma inédita na dramaturgia brasileira, o “lado B” do futebol e seu submundo.

Criada por Paulo Nascimento e produzida pela Accorde Filmes, a primeira temporada possui 13 episódios de 35 minutos, em média. A estreia está marcada para julho, pelo canal Prime Box Brazil e, até o final do ano, estará disponível para toda a América Latina por meio de um serviço de streaming internacional – com o título “Dark Soccer”.

O diretor Paulo Nascimento conta que a ideia da série foi explorar a relação entre mentor e pupilo no esporte mais popular do Brasil. A série retrata a trajetória do jogador Kadu (vivido pelo ator Márcio Kieling) que, após carreira de sucesso em times do exterior, volta ao Brasil, onde passa por turbulências.

“Além da paixão, da emoção das vitórias e derrotas, o mundo do futebol é muito mais do que conhecemos. Pressão, conflitos, corrupção, são alguns dos elementos obscuros que estão presentes na vida de quem está envolvido neste universo”, relata Nascimento.

O período de gravações, no primeiro semestre do ano anterior, foi intenso. Foram 34 dias de produção em espaços públicos licenciados. As locações passaram por diversos pontos da cidade como a Lomba do Pinheiro, a Cidade Baixa, Centro Histórico e Orla do Guaíba. Além dos estádios de futebol, outros atrativos históricos e culturais da cidade foram destacados, como a escadaria João Manoel, a Rótula das Cuias, Praça Dom Pedro, o Parque Marinha do Brasil e o corredor cultural da Rua dos Andradas.

Para o diretor foram dois meses entre idas e vindas ao Rio Grande do Sul envolvidos com a produção da série.

“Contratamos 80 pessoas da Capital mesmo para as gravações, o apoio da Film Commission, neste processo foi logo estabelecido pelo operacional, deslocando o trânsito, isenção de taxas entre outros”, explica.

O diretor destaca, ainda, que Porto Alegre foi escolhida por suas peculiaridades e sua geografia – que facilita as gravações:

“A cidade é muito versátil. É possível encontrar ou reproduzir qualquer lugar do mundo em Porto Alegre. Espero manter essa parceira com a prefeitura, pois todos ganham pelo fato de colocar a Capital na vitrine do mundo cinematográfico.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Eduardo Cidade, lembra que a estrutura necessária para uma produção como “Chuteira Preta” serve também de estímulo para a economia local – na medida em que mobiliza uma série de fornecedores e funcionários.

Segundo ele, o objetivo da SMDE é fomentar a produção audiovisual na capital gaúcha, que já se destaca entre os maiores polos do segmento no país.

“Com este esforço, dando suporte desde a fase de pré-produção às produtoras, promovemos Porto Alegre como destino para locações nacionais e internacionais”, sustenta Cidade.

Para ele, o seriado "Chuteira Preta" é um ótimo exemplo de como a sinergia entre poder público e o mercado audiovisual tem impacto positivo na economia e imagem da cidade.

Porto Alegre Film Commission - o Escritório Municipal de Apoio à Produção Audiovisual (Porto Alegre Film Commission) destina-se a captar, coordenar e dar suporte às produções audiovisuais nacionais e internacionais na Capital. Atuando no planejamento de estratégias de captação, fortalecimento de mercado, criação de incentivos e como agente facilitador de filmagens de todo tipo de conteúdo audiovisual - como seriados de televisão, comerciais, curtas e longas metragens - fomentando a prestação de serviços locais, o turismo cinematográfico e a geração de empregos. A estrutura é responsável ainda pelo licenciamento de produções audiovisuais em espaços públicos da cidade. Mais informações no e-mail filmcommission@portoalegre.rs.gov.br.

Letícia Santana

Andrea Brasil