Lançada a 239ª edição da Feira do Peixe na Ilha da Pintada

08/04/2019 08:40
Eduardo Beleske / PMPA
Executivo
Prefeita em exercício Mônica Leal participou do evento na Colônia de Pescadores Z-5

Com a presença da prefeita em exercício, vereadora Mônica Leal, foi lançada oficialmente, neste domingo,7, a 239ª edição da Feira do Peixe, na sede da Colônia de Pescadores Z-5, na Ilha da Pintada. Para marcar o evento, reconhecido como o mais antigo da cidade, houve uma série de atrações, como missa em homenagem aos pescadores, um concurso de pesca, escolha da rainha, além de apresentações de músicas tradicionalistas. A festa teve ponto máximo com o tradicional almoço com peixe na taquara.

“A Colônia Z-5 mostra a cada ano sua força de organização e de integração, provando que é fundamental e muito positivo trabalhar de forma associativa. Aqui são unidas forças e encontradas soluções”, destaca a prefeita em exercício. “A Feira do Peixe é um exemplo que demonstra que as boas iniciativas e o empreendedorismo desenvolvem e transformam a cidade e as comunidades, pois movimentam a economia e valorizam os produtos locais”, acrescenta Mônica Leal. O prefeito Nelson Marchezan Júnior e o vice-prefeito, Gustavo Paim, estão em agenda fora do Estado.

Piscicultura - O propósito da festa é fomentar a cadeia produtiva da piscicultura, bem como das demais atividades agrícolas desenvolvidas, além de apresentar o potencial do município no setor de comércio, indústria e serviços. Dia 16, acontece a abertura oficial da 239ª Feira do Peixe no Largo Glênio Peres. Simultaneamente, ocorrerão também a 17ª Feira do Peixe da Restinga e a 8ª Feira do Peixe do Extremo Sul, em Belém Novo.

"A Feira do Peixe é o caminho para a integração, parceria, geração de emprego e renda. O evento simboliza o empreendedorismo dos pescadores e constitui um atrativo cultural e turístico que ocorre há mais de dois séculos”, salienta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade. Ele enfatiza que são iniciativas como estas que tornam o município, o estado e o país cada vez melhores.

Tilápia - A Feira do Peixe teve sua primeira edição oito anos depois da fundação da cidade, em 1772. Hoje, mais de 250 famílias de pescadores se envolvem diretamente na sua realização. Os peixes mais procurados são tilápia, merluza, tainha, abrótea, corvina e anchova. Na edição de 2018, mais de 700 mil pessoas passaram pelos três pontos de venda e compraram cerca de 402 toneladas de pescados.

Desde 2017, a feira ocorre sem recursos públicos. Tudo é bancado pelos próprios feirantes e pescadores da Colônia Z-5, da Associação dos Pescadores e Piscicultores do Extremo-Sul (Appesul) e atacadistas, com apoio institucional da Divisão de Fomento Agropecuário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico  (SMDE). Já as festividades do lançamento no arquipélago são promovidas pela Secretaria Municipal de Relações Institucionais (SMRI) por intermédio do Crip Ilhas e Colônia de Pescadores Z-5.

Estiveram presentes o presidente em exercício da Câmara Municipal, Reginaldo Pujol; representando a Assembleia Legislativa, o deputado Sebastião Melo; o presidente da Federação dos Pescadores do Rio Grande do Sul, Vilmar Coelho; o secretário municipal adjunto de Relações Institucionais e Articulação Política, Carlos Siegle; o comandante do Comando de Policiamento Metropolitano da Brigada Militar, Cel Amorim;  os vereadores Mauro Zacher e Nelci Tessaro, e a conselheira do OP das Ilhas, Liane Farias, além dos pescadores, seus familiares, empresários e população da região.

Serviço da Feira do Peixe 2019:

239ª Feira do Peixe de Porto Alegre

Dia: 16 a 19 de Abril