Linha Turismo: segunda edição do Tour Cemiterial será dia 23

15/08/2018 14:23
Maia Rubim / PMPA
Passeio ocorrerá no Cemitério da Santa Casa de Misericórdia

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio da Diretoria de Turismo, realizará no dia 23 de agosto, quinta-feira, o novo roteiro do Linha Turismo, o Tour Cemiterial. O passeio ocorrerá no Cemitério da Santa Casa de Misericórdia e tem por finalidade incentivar turistas e moradores a visitar os túmulos de personalidades gaúchas, como Teixeirinha, Iberê Camargo, Borges de Medeiros, Júlio de Castilhos, Plácido de Castro, entre outros.

Segundo o diretor de Turismo da SMDE, Roberto Snel, o projeto inclui Porto Alegre no roteiro internacional das grandes capitais e destinos que promovem esse tipo de turismo. “A exemplo do que Buenos Aires e França proporcionam, agora Porto Alegre também vai poder contar com este serviço, valorizando assim a arte cemiterial e a história de ícones sepultados nestes locais. Esperamos que esse projeto seja também um atrativo turístico da nossa Capital”, comenta Snel.

O passeio possibilita aos participantes uma nova opção de roteiro turístico por meio de uma experiência diferenciada, guiada por uma historiadora, contando um pouco mais da história do Cemitério Santa Casa e de seus túmulos. O local abriga obras de arte que são um verdadeiro museu a céu aberto. O roteiro ocorre uma vez por mês e tem duração de 2h30.

Histórico - O primeiro passeio do tour Cemiterial foi realizado em 10 de maio, em homenagem ao Dia do Guia de Turismo. Promovido em parceria com o Museu do Cemitério da Santa Casa de Misericórdia, contou com a presença de guias da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e do Sindicato Estadual dos guias de turismo do Rio Grande do Sul. O roteiro durou aproximadamente duas horas e contou com a presença de 29 pessoas. O Cemitério da Santa Casa de Misericórdia é o mais antigo da cidade de Porto Alegre e foi inaugurado em 1850, na época “extra-muros”, fora da cidade. Em seus túmulos, está a arte de escultores alemães, italianos, espanhóis e de grandes nomes da escultura brasileira.

Andrea Brasil