Mais de 80% dos turistas internacionais são argentinos

21/06/2019 10:32
Joel Vargas/Arquivo PMPA
Visitaram o RS mais de um milhão de argentinos em 2017
A velha rivalidade entre brasileiros e argentinos se limita aos campos de futebol. No turismo, a relação é de parceria e crescimento mútuo. De acordo com o Anuário Estatístico publicado em 2018 pelo Ministério do Turismo, a Argentina responde por mais de 80% do total de turistas internacionais que visitaram o Rio Grande do Sul em 2017. Na Capital, os argentinos também formam o grupo mais representativo entre todos os estrangeiros atendidos nos Centros de Informações Turísticas (CITs) vinculados ao Escritório de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).
Em 2017, ano do último levantamento, mais de um milhão de argentinos atravessaram a fronteira em direção ao Rio Grande do Sul. O número foi quase seis vezes maior do que o de uruguaios, vice-campeões no ranking de emissores – com aproximadamente 180 mil turistas. O Paraguai, com 10.117 visitantes, está em terceiro lugar. Porto Alegre figura no estudo como o terceiro destino mais visitado por nossos vizinhos no segmento “Negócios, Eventos ou Convençõesâ€, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo.

Os dados reiteram o benefício econômico obtido com o turismo internacional em Porto Alegre. Conforme um estudo de Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo (MTur), o gasto médio dos argentinos que viajam movidos por questões profissionais ou para comparecer a eventos e convenções é de US$ 84,63 por dia, contra US$ 51,13 daqueles que viajam a lazer.

“A proximidade geográfica e cultural, a malha aérea e a facilidade do deslocamento terrestre são grandes chamarizes. Além disso, Porto Alegre é reconhecida por sua vocação no segmento de turismo de negócios e eventos. Ao sediar a Copa América – momento no qual compartilhamos a paixão pelo futebol - temos a oportunidade de consolidar de vez nossa política de promoção turística junto à Argentina e também junto aos demais vizinhos latinosâ€, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Eduardo Cidade.

Andréa Back

Andrea Brasil