Orla: atracadouro Nico Fagundes ganha nova bilheteria

09/07/2019 18:53
Jefferson Bernardes/PMPA
EXECUTIVO
Estrutura qualifica o atendimento para quem deseja passear nas seis embarcações

O atracadouro turístico Nico Fagundes, localizado na Orla Moacyr Scliar, junto à Usina do Gasômetro, conta desde a tarde desta terça-feira, 9, com uma nova bilheteria. A estrutura tem por finalidade qualificar o atendimento aos cidadãos e turistas que desejam passear em uma das seis embarcações que oferecem roteiros pelo Guaíba. A inauguração contou com a presença do prefeito, secretários municipais, os proprietários das embarcações, autoridades e empresários, além de um grupo de 745 crianças, de 20 escolas municipais, que fizeram um passeio nos barcos. (fotos)

“Espero que esta parceria que resultou nesta nova bilheteria possa avançar, possibilitando que todos possam desfrutar desta beleza que é a Orla, que será ampliada futuramente, e do Guaíbaâ€,  salientou o prefeito Nelson Marchezan Júnior. “Temos que avançar agora na reforma e contratualização da Usina do Gasômetro, que será outro referencial, e no projeto Embarcadero, que fica aqui ao lado. A Orla 3 já está a caminho e a Orla 2 será uma surpresaâ€, antecipa o chefe do Executivo, lembrando que foi oportunizado o passeio às crianças que de outra forma poderiam não ter este acesso.

O passeio dos alunos da rede municipal marca a entrega de 150 mil peças de roupas na Campanha do Agasalho Esquenta Porto Alegre e é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), que fez o transporte das crianças até o local do evento. A entidade atuou em parceria com o Escritório de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), a Secretaria de Educação e o Gabinete de Comunicação Social da Prefeitura.

O novo espaço para venda dos bilhetes conta com seis guichês de atendimento individualizado – um para cada embarcação. Além disso, oferece espaço coberto e climatizado, além de área de espera para os usuários. Um dos destaques é a arquitetura do empreendimento, assinada por Jaime Lerner, que traz paredes de vidro e permite vislumbrar o Guaíba durante todas as etapas da compra dos ingressos.

Investimento - Ao todo, a obra demandou um investimento de R$ 30 mil e foi bancada pelas embarcações interessadas em explorar os serviços de turismo aquaviário da região. Além da estrutura de cobertura, o empreendimento envolveu gradis do guarda-corpo junto ao local de atracação, a instalação de cabeços de amarração e de lixeiras, além da implantação de luminárias no deck para aprimorar a segurança. Antes disso, as embarcações atendiam em mesas improvisadas no entorno do Gasômetro. As embarcações habilitadas pela Prefeitura para oferecer serviços de turismo aquaviário em Porto Alegre: Noiva do Caí, Cisne Branco, CAT 5, CAT 8, Porto Alegre 10, Bela Catarina e BarCo.

“Quando assumi a pasta do Desenvolvimento Econômico, o prefeito, entre os pedidos e orientações, me deu uma missão: resolver o problema da bilheteria na Orla. Missão dada e missão cumpridaâ€, resume o secretário da SMDE, Eduardo Cidade. O presidente da Associação de Turismo Náutico do RS (Atun), Vilian Veloso de Oliveira, elogiou a persistência do prefeito em entregar a obra da Orla e e disse ser um orgulho e satisfação ter ajudado na concretização da nova bilheteria. “A cidade de Porto Alegre está cada vez mais voltada para o Guaíba. Esta é mais uma conquista e agora temos de continuar enfrentando os problemas da cidade, buscando uma vida melhor para os 1,5 milhão de porto-alegrensesâ€, destacou o vereador e vice-líder do Governo no Legislativo Municipal, Moisés Barboza.

Também participaram da solenidade os secretários do Planejamento e Gestão, Juliana Garcia de Castro; de Educação, Adriano Naves de Brito; e de Comunicação Social, Orestes de Andrade Jr; os vereadores José Freitas e Mendes Ribeiro; o representante da Secretaria Municipal da Cultura; o coordenador de Música, Henry Ventura; o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Leandro Balardin; os proprietários dos barcos Vilian de Oliveira (Porto Alegre 10), Alexandre Hartmann (BarCo), Everton Nunes (Cisne Branco), Lígia da Graça Dias (Noiva do Caí), Jorge Jardim (Bela Catarina) e João Pedro Wolff (CAT 5 e CAT 8); o representante da Capitania dos Portos, tenente-capitão Garcia Vaz; e o representante do Convention e Visitors Bureau, Arcione Piva.

Paulo Ricardo Fontoura

Gilmar Martins