Pacto Alegre fortalece cultura de inovação e empreendedorismo

15/07/2019 17:52
Cesar Lopes/PMPA
EXECUTIVO
Projetos em andamento pretendem transformar Capital em referência em inovação e qualidade de vida

SeloO MBA em Ecossistemas de Inovação, que está com inscrições abertas e terá início em setembro, com disciplinas ministradas na Unisinos, Ufrgs e PUCRS, atende a uma das principais ações previstas pelo Pacto Alegre para a formação de agentes de inovação. A organização do curso é da Aliança para Inovação, que inclui as três universidades e coordena a gestão do Pacto Alegre, projeto desenvolvido para transformar a capital gaúcha em referência tanto em inovação como em qualidade de vida. Participam do projeto a Prefeitura, Unisinos, Ufrgs e PUCRS, instituições e representantes da sociedade civil.

O professor de Engenharia da Ufrgs e coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva, explica que o MBA segue o mesmo objetivo do curso Gestor 4.0, lançado este mês pela Prefeitura para qualificação interna de servidores municipais, dentro do projeto Start.Gov, destinado à modernização da administração pública (confira aqui). Esses cursos estão sendo promovidos com o propósito de fortalecer a cultura da inovação e do empreendedorismo.

Com inscrições abertas desde a última quinta-feira, 11, o MBA em Ecossistemas de Inovação vai oferecer uma visão ampla sobre ecossistemas globais de inovação, ambientes promotores de inovação no Brasil, parques tecnológicos, incubadoras e transformação digital. A proposta da pós-graduação é formar profissionais habilitados para liderar projetos inovadores em organizações privadas, no setor público e no terceiro setor, com foco em estratégias de negócios e geração de riquezas. Desta forma, estarão capacitados a influenciar o desenvolvimento de pessoas, de negócios e de regiões.

“Este MBA é fundamental para que consigamos formar agentes para a grande transformação que Porto Alegre está vivendo. Precisamos aproximar a teoria da prática e inovar em todas as áreas”, diz o diretor de Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Paulo Ardenghi .

Durante o curso, os alunos vão trabalhar na construção e no gerenciamento de um ecossistema de inovação, podendo identificar parceiros para elaboração de projetos em conjunto. Também serão explorados os diversos meios para o acesso e desenvolvimento de ecossistemas de inovação. As inscrições podem ser feitas pelo site www.unisinos.br/mba/ecossistemas-de-inovacao, pelo telefone (51) 3591-1200 ou pelo e-mail comercial@unisinos.br.

Pacto Alegre – Desde o lançamento oficial do projeto, em 26 de março, representantes das mais de 80 entidades que integram a Mesa do Pacto Alegre e da sociedade civil têm se mobilizado na discussão e seleção de projetos de seis macrodesafios: Talentos, Transformação Urbana, Ambiente de Negócios, Imagem da Cidade Inovadora, Qualidade de Vida e Modernização da Administração Pública.

O Pacto é resultado de parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Aliança para Inovação, que articula Unisinos, Ufrgs e PUCRS com a finalidade de potencializar ações de alto impacto para o avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento. Nesse trabalho integrado visando à construção de um ecossistema mais acolhedor e de um ambiente melhor para viver e empreender, a intenção é engajar a sociedade, instituições, poder público, empresas e associações.

Andrea Brasil