Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Desenvolvimento Econômico

Prefeitura lança podcasts para fomentar a inovação na Capital

15/07/2019 08:40
Ricardo Giusti/PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Iniciativa é aprovada pelo Pacto Alegre e faz parte do projeto Start.Gov

A fim de valorizar o trabalho de empreendedores locais, a Prefeitura de Porto Alegre lança neste mês de julho a primeira temporada do projeto Inspira Ação. São 15 podcasts, divulgados semanalmente, que trazem trajetórias inspiradoras de empreendedores econômicos e sociais da Capital. O objetivo é fomentar a cultura da inovação e de novos negócios por meio do conhecimento daqueles que já vivem nesse ambiente. A iniciativa é aprovada pelo Pacto pela Inovação de Porto Alegre - Pacto Alegre e faz parte do Start.Gov, voltado à modernização da administração pública. 

A programação dos podcasts está disponível no software spotify e também no banner do site da prefeitura.O primeiro áudio multimídia é com a líder de Impacto Social no Tecnopuc e diretora técnica da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Gabriela Cardozo Ferreira. Ela trabalha para tornar cada vez mais acessíveis os conceitos de inovação e de empreendedorismo de impacto social, ambiental e econômico. 

Os dois podcasts seguintes contarão com a participação do professor de filosofia, Gabriel Goldenmeyer, que tem mestrado em Ações Afirmativas e doutorado em Educação para a Cidadania; e com o sócio-proprietário do Mercado Brasco, Gabriel Drumond. 

A Diretoria de Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) busca divulgar projetos e histórias de vida capazes de inspirar a cidade. A primeira temporada do Inspira Ação conta com o radialista Davis Wagner apresentando as histórias que podem transformar destinos e tornar Porto Alegre um lugar melhor para se viver. “A proposta e o movimento da articulação na realização desse projeto é transformador e tem grande impacto potencial no fomento de um ecossistema de inovação”, entende o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Eduardo Cidade. 

Segundo o diretor de Inovação da SMDE, Paulo Renato Ardenghi, o projeto tem objetivo de valorizar talentos e estimular que novos talentos surjam. “Porto Alegre é um polo de empreendedores inovadores, eles precisam se conectar para construir uma cidade inovadora juntos”, diz. 

“O podcast é a nova rádio. A maior vantagem é o consumo por demanda, quando e onde for mais conveniente para cada pessoa. O conteúdo sobre inovação em Porto Alegre vai ficar disponível para os interessados ouvirem a qualquer tempo. Esta é só uma primeira temporada. Teremos outras. E vamos ampliar o conteúdo em podcast para outras áreas do governo”, afirma o secretário de Comunicação, Orestes de Andrade Jr.

 

Letícia Santana

Taís Dimer Dihl