Prefeitura realiza evento-teste na Arena para a Copa América

08/05/2019 21:10
SMDE/PMPA
Ações de planejamento operacional foram colocadas em prática
Válida pela Copa Libertadores da América, a partida realizada na noite desta quarta-feira, 8, entre Grêmio e Universidad Católica serve também como teste para o aparato de mobilidade e segurança que Porto Alegre colocará à disposição durante os jogos da Copa América. Realizada em parceria com a Conmebol, a iniciativa tem o objetivo de avaliar a segurança e a qualidade da estrutura viária e de transportes, além das instalações técnicas de monitoramento e vigilância. Além disso, busca coibir o comércio ilegal nos arredores da Arena, estádio que sediará as partidas da competição. Tudo para garantir que os jogos oficiais transcorram com tranquilidade para os torcedores das mais diversas procedências.

O evento-teste desta quarta-feira envolve equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), da Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), além de forças da Brigada Militar e Polícia Civil. Na prática, trata-se de uma ação expandida de monitoramento e fiscalização – já dimensionada para um evento do porte da Copa América. As ações de segurança, por exemplo, envolvem não só a atuação durante os jogos, mas também as chamadas Ãreas de Interesse Operacional, que incluem estradas, aeroportos, hotéis e pontos turísticos.

"Temos uma excelente estrutura à disposição dos torcedores, mas aproveitamos este grande jogo de hoje para testá-la mais uma vez, estressando as ações que serão necessárias para garantir a todos os torcedores uma experiência marcante, tal como a que proporcionamos durante a Copa do Mundo de 2014", explica o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Marcus Klein.

Ao todo, 52 agentes da Guarda Municipal participam do evento-teste da Copa América na Arena. “Estão sendo testados a integração entre os diversos órgãos e a resposta a situações que podem advir de um evento desse porte. Atuaremos de forma integrada com as demais forças de segurança e instituições para um retorno rápido e eficiente às demandas que surgiremâ€, afirma o chefe de equipe operacional, Marcelo Nascimento.

Copa América 2019 – O principal torneio de futebol masculino entre seleções da América do Sul acontece no Brasil entre 14 de junho e 7 de julho de 2019. Os jogos serão disputados em cinco capitais: Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Esta é a quinta ocasião em que o Brasil sedia a competição. E a edição 2019 tem um valor especial: marca os cem anos da primeira Copa América realizada no país. Ao todo, Porto Alegre receberá cinco partidas, incluindo-se uma das quartas-de-final e outra da semifinal. Os jogos acontecerão na Arena do Grêmio nos dias 15, 20, 23, 27 de junho e 03 de julho. Na fase de grupos, estarão presentes na Capital as seleções da Venezuela, Peru, Uruguai, Japão, Argentina e Catar. E, se a Seleção Brasileira for a primeira do seu grupo, jogará em Porto Alegre nas quartas, no dia 27 de junho.

Andreas Müller, Letícia Santana e Denise Righi

Fabiana Kloeckner