Procon orienta consumidor sobre bloqueio de telemarketing

16/07/2019 15:40

A partir desta terça-feira, 16, o consumidor poderá se cadastrar em uma lista de “não perturbe†para evitar ligações de telemarketing de empresas de telecomunicações. A medida vale para as empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou o prazo de 30 dias para que as empresas de telecomunicações criem uma lista nacional de consumidores que não devem mais receber as chamadas. Mas a diretora executiva do Procon Porto Alegre, Fernanda Borges, alerta que a restrição vale apenas para ligações de telemarketing relacionadas à venda de serviços de telefonia, TV por assinatura e internet. "Já as chamadas referentes a cobranças por inadimplência não estão incluídas nesse bloqueioâ€, explica.

Ligado à Prefeitura de Porto Alegre, o Procon Municipal esclarece que é possível cadastrar mais de uma linha. O prazo para o bloqueio das ligações é de 30 dias após a solicitação do cliente. Confira o passo-a-passo:

1. Acesse o site Não Me Perturbe (www.naomeperturbe.com.br)
2. Clique em "Cadastro" e depois em "Solicitar Bloqueio".
3. Crie um login com seu e-mail e uma senha.
4. Cadastre seu CPF e o número do telefone, que pode ser um celular ou um fixo. No último menu, selecione quais companhias deseja bloquear.

Gabriela Soares (estagiária) / Supervisão: Andreas Müller

Gilmar Martins