Procon orienta os consumidores sobre segurança alimentar

16/10/2018 09:30

Nesta terça-feira, 16, se comemora o Dia Mundial da Alimentação, a data foi instituída em 16 de outubro de 1945 pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O dia foi criado com objetivo de chamar a atenção para o problema da fome no mundo e estimular o combate ao desperdício de alimentos. Nos últimos anos, produtores rurais e instituições ligadas à produção agrícola têm aproveitado a data para divulgar a segurança alimentar e incentivar o consumo de agroecológicos.

“Esta semana estamos alertando os consumidores sobre a alimentação saudável, estimulando a reflexão sobre os perigos de alimentos inadequados para a nossa saúde. É necessário a conscientização de todos para a leitura dos rótulos sobre o prazo de validade, conteúdo, etc”, expõe a diretora Executiva do Procon Porto Alegre, Sophia Vial. 

O Procon Municipal reforça as dicas e orienta sobre a importância da correta apresentação das informações e da leitura nos rótulos dos alimentos. A rotulagem alimentar obrigatória auxilia na escolha por uma alimentação mais adequada.  

Fique atento: 
- todo rótulo deve conter prazo de validade, conteúdo, quantidade total de produto na embalagem e origem
- itens de declaração obrigatória sobre o alimento: valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gordura saturada, gordura trans, fibras alimentares, sódio, cálcio, ferro 

- a lista de ingredientes informa a composição do produto em ordem decrescente, ou seja, dos ingredientes em maior quantidade para os ingredientes em menor quantidade

Reclamações - Moradores de Porto Alegre podem registrar reclamações pelo site do Procon ou na sede da rua dos Andradas, 686, Centro Histórico. São distribuídas diariamente 90 fichas de atendimento, das 9h às 17h. O Procon Municipal também disponibiliza para a população uma loja no terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, em funcionamento das 12h às 18h. Podem também entrar em contato por meio do facebook. O Procon Porto Alegre é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).

 

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes