Procon Porto Alegre elabora dicas para o Dia dos Pais

09/08/2019 13:52

Pesquisar os preços em diferentes estabelecimentos. Evitar compras por impulso. Ficar atento às promoções. Essas são apenas algumas das recomendações do Procon Porto Alegre para os consumidores que estão em busca de um bom presente para o Dia dos Pais. Segundo a diretora executiva do órgão, Fernanda Borges, é fundamental que, nesse período, o consumidor mantenha os pés no chão ao fazer as compras. “É prudente planejar os gastos e priorizar o pagamento à vista. Isso garante comemorações mais prazerosas e mais tranquilidade na gestão das finanças”, ressalta. 

Outra dica é usar a criatividade: nem sempre o presente precisa ser um produto dentro de uma embalagem – dependendo do caso, pode ser uma refeição especial, um presente feito em casa ou até mesmo um passeio. O importante é celebrar a data com alegria. Para quem deseja adquirir algum produto, no entanto, o Procon Porto Alegre dá a seguintes dicas:

Troca de produto -  Certifique-se de que as condições de troca do produto estão claras. Se possível, peça que elas constem por escrito na nota fiscal ou na etiqueta. Lembre-se de que o consumidor não tem o direito de se arrepender da compra presencial – a troca pode ser efetuada somente em caso de defeito do produto. Para compras pela internet, no entanto, o consumidor tem o direito de se arrepender da compra e fazer a devolução em até sete dias depois de receber o produto. 

Compras pela internet -  Verifique se a loja é confiável e tem um site com ambiente seguro para compras – dê preferência para aqueles que apresentam o ícone de um cadeado na barra de endereços. 

Produtos eletrônicos - Devem estar lacrados na embalagem original. É importante que venham acompanhados de manual de instrução, termo de garantia e lista de estabelecimentos autorizados para assistência técnica. No momento da compra, recomenda-se testar o produto.  

Celulares - Tome cuidado ao adquirir aparelhos vinculados a planos de telefonia. Normalmente, as operadoras estabelecem prazos de fidelização para garantir esse tipo de transação. O prazo máximo não pode ultrapassar 12 meses.

 

Andréa Back

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes