Procon Porto Alegre inaugura Núcleo de Inclusão Digital

10/06/2019 16:19
SMDE/Divulgação PMPA
O novo espaço objetiva facilitar o acesso aos meios digitais

O Procon Porto Alegre inaugurou nesta segunda-feira, 10, o Núcleo de Inclusão Digital. O novo espaço destina-se aos moradores de Porto Alegre e tem como objetivo facilitar o acesso aos meios digitais para solução de demandas de consumo.

O Núcleo de Inclusão Digital conta com uma sala mobiliada, com equipamento de projeção e seis computadores. Uma equipe irá orientar os usuários para que possam utilizar sites de educação financeira, educação para o consumo, consulta ao Código de Defesa do Consumidor, canais digitais disponibilizados pelos fornecedores para atendimento - SAC, entre outros. Não será permitido o uso para sites de entretenimento e os seus acessos serão bloqueados. O destaque fica para as plataformas consumidor.gov.br e o atendimento eletrônico do órgão. O espaço fica na sede do Procon de Porto Alegre, na rua dos Andradas, 686, Centro Histórico, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Não é necessário agendar atendimento.

“Projetos como estes, que ampliam os mecanismos de acesso à informação e educação ao consumo, trazem ganhos para consumidores e também para os fornecedores de bens e serviços. A soma de esforços do poder público e da iniciativa privada podem trazer transformações como a que nós temos aqui hoje”, esclarece Fernanda Borges, diretora do Procon Porto Alegre.

Vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), o Procon foi um dos cinco selecionados em todo país para fazer parte do Projeto de Inclusão Digital promovido pelo Banco Itaú Unibanco S.A, que visa o fortalecimento do uso da Internet para solução de demandas e conflitos de consumo. “O Procon Porto Alegre é considerado referência na prestação de serviços públicos de qualidade e eficiência. Seu protagonismo foi determinante para que fosse um dos contemplados pelo projeto. A cidade vai se sentir presenteada”, avalia Leandro Balardin, diretor de Turismo e Eventos da SMDE.

Gabriela Soares (estagiária) / (supervisão: Andreas Müller)

Taís Dimer Dihl