Produtor rural é protagonista da 1ª Feira da Agricultura Familiar

11/12/2018 19:59

Com 60 expositores, foi inaugurada nesta terça-feira, 11, a 1ª Feira da Agricultura Familiar (AgriFam), no Largo Glênio Peres, Centro Histórico. Promovido pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), do governo federal, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) por meio da Coordenação de Promoção Econômica (CPE) e Divisão de Fomento Agropecuário (DFA), o evento vai até dia 14, das 8h às 19h. “Essa feira só está sendo realizada pela dedicação de todos os produtores e artesãos, nós aqui somos coadjuvantes neste processo. O protagonista é o produtor rural que todos os dias coloca o alimento em nossas mesas. Com isso, é possível mostrar a importância do setor para a economia e comprovar a qualidade dos alimentos feitos pelo produtor”, explana o secretario municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade.

A população que for visitar a AgriFam nesta semana poderá contar com projetos e atividades que são desenvolvidas pela prefeitura e que promovem a capacitação de produtores, como por exemplo, cursos de produção de plantas medicinais, feiras ecológicas, serviço de inspeção de produtos de origem vegetar e animal, entreposto de ovos orgânicos, casa do mel e sala de agroindústrias. O público também poderá conhecer as mais de 50 espécies de plantas que estarão no local. Serão doadas aos visitantes 1.200 mudas.

A SMDE, com os profissionais do Centro Agrícola Demonstrativo (CAD), construiu um jardim chamado de “relógio biológico” (espécie de horto em forma de mandala) do corpo humano com ervas para chá e os horários propícios para ingerir, demonstrando a utilidade das plantas medicinais e aromáticas no corpo humano. “O objetivo é colocar o evento nas grandes cidades, mostrando que produtos familiares têm qualidade e podem ser muito trabalhados na gastronomia”, declara o delegado da Sead, Marcio de Andrade Madalena.

Estiveram presentes representantes de diversas entidades na solenidade de abertura oficial da feira, entre elas a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul (SDR), Emater- RS, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS), Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (Rama), Instituto Brasil Social (IBS), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Restinga (IFRS), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Fundação de Educação Tecnologia e Cultural da Paraíba e também a Associação Porto Alegre Rural (Caminhos Rurais ).

Clique aqui e confira a programação completa da feira

Letícia Santana / Supervisão: Rafael Camargo

Gilmar Martins